Juíza visita Casa Lar em Tapurah que oferece proteção integral a crianças em situação de risco

Com cinco quartos, sala de estar e jantar, cozinha, banheiros e uma ampla área externa com espaço verde e um parquinho infantil, a Casa Lar oferece uma estrutura adequada para os acolhidos

Fonte: CenárioMT com Assessoria

18 casa lar tapurah

A juíza auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT), Christiane da Costa Marques Neves, visitou na tarde de segunda-feira (17 de abril), a Casa Lar Mara Aparecida Fernandes Macedo Cavazzini, em Tapurah (a 433 km a médio-norte de Cuiabá). O que poderia ser descrito como um anúncio imobiliário é, na verdade, uma casa acolhedora que recebe crianças e adolescentes da Comarca em situação de risco pessoal, social e de abandono.

Com cinco quartos, sala de estar e jantar, cozinha, banheiros e uma ampla área externa com espaço verde e um parquinho infantil, a Casa Lar oferece uma estrutura adequada para os acolhidos. A coordenadora da Casa, Marlene Luiza Orlandi, afirmou que os acolhidos têm uma rotina com atividades escolares e outras vinculadas à comunidade local.

A Casa Lar funciona como uma residência familiar, garantindo proteção integral à criança e ao adolescente. Atualmente, abriga duas crianças, mas esse número é fluído e depende da necessidade do município.

A juíza auxiliar da CGJ-MT, Christiane da Costa Marques Neves, é responsável pelos assuntos a Comissão Estadual Judiciária de Adoção (CEJA) e aproveitou uma correição extraordinária na Vara Única da Comarca de Tapurah para conhecer a unidade.

Durante a visita, a magistrada se encantou com a estrutura da casa e com o excelente trabalho das responsáveis. Ela sugeriu que os registros fotográficos das atividades diárias das crianças fossem separados de forma virtual em pastas e encaminhados para as famílias quando as crianças fossem adotadas, o que seria uma forma de preservar a história dos pequenos.

“O trabalho das responsáveis é digno de admiração e reconhecimento. Este é um exemplo de como a estrutura física e o acolhimento afetivo podem contribuir para o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade”, declarou Christiane da Costa Marques Neves.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.