Se a comparação for feita com setembro do ano passado, aí a diferença pula para 47%. Setembro de 2020 foi marcado pelo registro de 108 ocorrências, 21% a menos que os 137 acidentes de setembro de 2019.
Nas 159 ocorrências registradas no mês passado, 79 tiveram cruzamentos de vias como cenário. Entre os pontos com mais acidentes, o encontro das avenidas Tancredo Neves e Porto Alegre, com três registros cada; e, com dois registros cada, os seguintes cruzamentos: Rua Lupicínio Rodrigues com Rua Mato Grosso; Avenida Blumenau com Avenida Natalino Brescansin; Perimetral Sudoeste com Perimetral Noroeste; Avenida dos Imigrantes com Avenida Tancredo Neves; Avenida Porto Alegre com Rua Lupicínio Rodrigues; Avenida Blumenau com Perimetral Sudoeste; e Avenida Brasil com Rua das Videiras.
Já quando se leva em consideração as vias com mais ocorrências, a Perimetral Sudoeste e a Avenida Tancredo Neves lideram o volume de acidentes, sendo o cenário, cada uma, de 12 acidentes em setembro. Na sequência, as avenidas Blumenau (10); Natalino Brescansin e Porto Alegre (9 ocorrências cada); Brasil (8); Lupicínio Rodrigues (6); Idemar Riedi e Noêmia Dalmolin (5 ocorrências cada).
“O relatório feito pela Guarda Municipal, que conta com informações dos Bombeiros e também da Polícia Militar serve como um mapa para que possamos planejar ou remanejar ações, intervenções, campanhas, enfim, conhecer, em detalhes, a realidade mês a mês do trânsito de Sorriso”, comenta o secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), José Carlos Moura, reforçando que é integrado o trabalho entre as três esferas.
A Guarda Municipal de Trânsito (GM) pode ser acionada nas 24 horas do dia pelo 153, tanto para o atendimento a acidentes quanto para denúncias de perturbação do sossego. Além destes atendimentos específicos, o órgão municipal também responde pela confecção de boletins de acidentes, emissão de cartões de estacionamento especial e vistorias.