Sorriso acaba de receber o segundo lote do imunizante contra a Influenza, a popular “gripe”. São mais 10,3 mil doses já disponíveis em todos os Programas de Saúde da Família (PSFs) e na sala Descentralizada de Vacinas que atende no PSF Central e fica aberta das 7 às 19 horas, sem fechar ao meio-dia. E tem mais: os PSFs Ana Néri e São Mateus também estão atuando com horário estendido, ficando abertos até às 19 horas com oferta do imunizante.
Das doses recebidas no primeiro lote, em 10 de abril, já foram aplicadas 2.991, o que equivale a 12,06% do total geral de sorrisenses que esperasse imunizar, estipulado em 26.394 pelo Ministério da Saúde.
Quem pode e deve ser imunizado
Diferente dos anos anteriores, qualquer pessoa que integre os grupos prioritários (confira abaixo), já pode procurar uma unidade de saúde para aplicação da picadinha. A imunização deve seguir até 31 de maio, segundo orientação do Ministério da Saúde.
Pessoas de 60 anos ou mais
Trabalhadores da saúde (comprovar atuação na área)
Crianças (6 meses a 5 anos)
Gestantes
Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)
Povos indígenas
Professores e demais trabalhadores da educação (comprovar atuação)
Pessoas com comorbidades
Pessoas com deficiência permanente
Caminhoneiros
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso
Trabalhadores portuários
Forças de segurança e salvamento
Forças armadas
Funcionários do sistema de privação de liberdade
Serviço:
Vacina contra a gripe:
De 11 de abril a 31 de maio, disponível em todas as salas de vacina. A Sala Descentralizada de Vacinas que atende no PSF Central e os PSFs Ana Néri e São Mateus ficam abertos até às 19 horas.
Levar CPF e cartão de vacinas; para quem não tiver cartão, o documento é confeccionado na hora.
Veja mais em: