Sorriso realizou reuniões públicas para elaboração do Plano de Saneamento Básico

Hoje (17) o debate teve continuidade no distrito de Boa Esperança

Fonte: Claudia Lazarotto

municipio realizou reunioes publicas para elaboracao do plano de saneamento basico
Ney Pinheiro

Debater o conjunto dos serviços, infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, manejo de águas pluviais, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. Foi com essa meta que a Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria de Saúde, realizou uma reunião pública ontem (16), na sede do Município o Plano Municipal de Saneamento Básico.  Para dar continuidade ao debate, hoje (17) pela manhã foi realizada uma reunião no distrito de Boa Esperança.

Para o secretário de Saúde, Luís Fábio Marchioro, essa é uma discussão “importantíssima, pois estamos debatendo saneamento básico, isto é, água, esgoto, resíduos sólidos e líquidos e drenagem em nosso Município”.

Na reunião de ontem, Luís Fábio, reforçou a importância da realização do plano. Para ele, é mais do que necessário conhecer o cenário atual para projetar o futuro em algo que é essencial para a vida, que é a água. “Estamos preocupados em garantir investimentos, em programar o futuro para que Sorriso nunca viva um cenário de falta de recursos hídricos; já observamos as dificuldades desse cenário em outros municípios e não queremos viver isso aqui”, diz o secretário.

Com convenio firmado com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em fevereiro, as reuniões são a base para a elaboração de um plano de saneamento básico para os próximos 20 anos, seguindo a determinação da Legislação Federal.  Conforme o professor Paulo Modesto Filho, a Universidade tem dez meses para apresentar o plano pronto; porém, a expectativa é entregar ainda em novembro.

Paulo Modesto, destacou a importância do convênio para a UFMT e o Município. “É uma relação em que todos ganham; Sorriso precisa apresentar o plano, e, nós temos a satisfação de ter em mãos um laboratório em escala real para apreendermos e trabalharmos. Nossos professores, técnicos e alunos, tanto da pós quanto da graduação; só tem a ganhar”, frisa o professor.

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.