Já está sendo analisado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) o projeto de um Mercado Municipal para Sorriso. Desenvolvido pela equipe da Secretaria Municipal da Cidade (Semcid), o projeto contempla duas praças de alimentação de 370 m² cada; dois pavilhões na mesma metragem, sendo um para comercialização e outro para exposições e eventos; dois playgrounds e uma quadra poliesportiva.
Entre área construída e espaços abertos são mais de 4,5 mil metros quadrados que vão reunir estruturas de lazer, alimentação e comércio. O Mercado Municipal de Sorriso deve ser edificado na região compreendida entre a Rua Sebastiana Muller Pimentel, a Rua Otávio Souza Cruz, a Perimetral Sudoeste e a Rua La Paz. Justamente esta região vai receber o Complexo da Cidadania, prédio que vai centralizar setores voltados ao atendimento do cidadão, como o Ganha Tempo e o Departamento de Tributação da Prefeitura, por exemplo.
Orçado em R$ 13.694.760,31, o Mercado Municipal de Sorriso deve contar com aporte de recursos estaduais para sua viabilização e, ainda em março, uma equipe da Sinfra já esteve em Sorriso para começar a delinear o projeto, gestado de maneira conjunta entre Estado e Município. Como referência, estruturas nacionais e internacionais, como o La Boqueria, o famoso mercado de Barcelona, na Espanha.
Ao mesmo tempo em que está em análise o processo para viabilizar a construção da estrutura, que contará com mais de 100 vagas de estacionamento, o secretário da Cidade, Ednilson Oliveira, também segue buscando informações acerca de outros processos ligados à infraestrutura. Para verificar o funcionamento da unidade-referência no assunto no país, o Mercado Municipal de São Paulo, Ednilson foi a São Paulo na última quinta-feira (30 de maio).
Na ocasião, o secretário verificou o processo de concessão do Mercado com o responsável pelo serviço de Operação e Engenharia, Aparecido Dornizete de Moraes. “Foi muito importante verificar, na prática, a rotina do Mercado, conhecer detalhes de seu funcionamento, pontos fortes e também seus gargalos”, destacou Ednilson, acrescentando que a viabilização da estrutura em Sorriso é também uma demanda da Câmara de Vereadores.