Esta quarta-feira (24 de maio), será dedicada a conhecer, compreender e operar o Sistema de Registro de Ocorrência Policiais, o SROP. Já a partir de junho, o abastecimento do banco de dados estadual deve integrar a rotina da Guarda Municipal (GM).
Todos os integrantes da GM estão reunidos no Centro Municipal de Formação para os Profissionais da Educação (Cemfor) para conhecer, de modo detalhado, a ferramenta, que reúne todos os registros de ocorrência policiais em Mato Grosso. “Com a nova ferramenta, não só a rotina diária dos GMs será facilitada, mas principalmente, será possível avançarmos no mapeamento destas ocorrências, e, por consequência no planejamento e execuções baseadas no serviço de inteligência, voltado à prevenção, seja acidentes, seja de ações ligadas à criminalidade”, destaca o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep).
A policial civil Tatiana Eloá Pilger, superintendente do Observatório de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso, destaca que Sorriso é o terceiro município cuja guarda municipal que passará a abastecer o SROP. O sistema já faz parte da realidade das guardas municipais de Cuiabá, Chapada dos Guimarães e Lucas do Rio Verde. O treinamento está sendo ministrador por Tatiana e outros servidores que integram o quadro da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).
“Quando se trabalha com informação, o processo de tomada de decisões é facilitado, e Mato Grosso é conhecido nacionalmente pelo trabalho integrado entre suas forças de segurança”, informou Tatiana, acrescentando ainda que, possivelmente, a partir do dia 5 de junho, Sorriso também possa utilizar a nova versão do boletim de ocorrência do SROP. “O novo modelo deve ficar em teste por um período de 60 dias, para aí ser implantando em outros municípios do Estado”, adiantou Tatiana.
“Para nós, é muito gratificante participar desta formação, que tanto vai enriquecer o nosso trabalho e potencializar nossas ações, além é, claro, de tornar os registros mais ágeis, igualmente também melhorando o acesso do cidadão às ocorrências”, relatou o coordenador da GM, Márcio Pires.
Neste período em que os GMs estão aprendendo a utilizar o novo sistema, a Polícia Militar está atenta às ocorrências de trânsito. “Agradecemos muito esta parceria, tão importante para que possamos aprimorar nossos processos“, reiterou o secretário Moura.