São cerca de 11 mil doses disponíveis em todos os Programas de Saúde da Família (PSFs) e na sala Descentralizada de Vacinas que atende no PSF Central e fica aberta das 7 às 19 horas, sem fechar ao meio-dia. E tem mais: os PSFs Ana Néri e São Mateus também estão atuando com horário estendido, ficando abertos até às 19 horas com oferta do imunizante.

Conforme o gestor da pasta de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro, a maior preocupação é com as gestantes, crianças, e idosos que integram o público-alvo e ainda não alcançaram a cobertura vacinal prevista. “Esse é um público muito suscetível a contrair gripe e ter complicações”, alerta. “Então caso você seja familiar de alguém desse público que ainda não foi imunizado, procure uma das salas o quanto antes”, pontua. Até o momento, nenhum desses grupos alcançou a meta inicial.

“Esperamos que com a abertura para toda a população acima de seis meses, automaticamente integrantes do público-alvo também busquem a imunização”, ressalta o gestor.

A abertura da campanha segue a Nota Técnica 36/2023 do Ministério da Saúde emitida na sexta-feira, 12 de maio.

Dados

Nesta terça-feira, 16 de maio, a procura pela vacina da gripe é considerada baixa. No geral, somados todos os grupos, a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é imunizar 26.393 sorrisenses contra a gripe. Até o momento foram aplicadas 7.555, o que equivale a 28,67% da cobertura prevista para o grupo do público-alvo, formado por crianças até cinco anos 11 meses e 29 dias, gestantes, idosos, professores, puérperas e trabalhadores da saúde.