Mensalmente, são disponibilizadas 200 consultas. Desde o dia 1º de janeiro de 2021 até o dia 15 de outubro, 1.348 consultas de pré-natal realizadas por ela. E claro, além dela, todos os PSFs reservam um dia da semana para atendimento voltado às gestantes; esse é realizado pelo médico que atua na unidade. Com isso, as gestantes passam pelo olhar e cuidado de dois médicos, fora a equipe de enfermagem que também é treinada para esse acolhimento.

A coordenadora do programa de Atenção Básica, Melissa Siqueira do Carmo Vilela, pontua que o pré-natal é fundamental para evitar problemas no nascimento. “Um pré-natal bem realizado é capaz de identificar patologias tanto maternas como fetais, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos da gestante”, explica.

“A doutora Ana Maria começou a prestar esse serviço especializado em 2017, dando um suporte aos médicos que já faziam esse trabalho nos PSFs. É um trabalho a mais, um cuidado a mais ofertado pelo Município”, explica.

Uma das situações citadas por Melissa é a identificação precoce da pré-eclâmpsia – que eleva a pressão arterial e poder levar a complicações mais severas como o comprometimento das funções renais e cerebrais, e, é uma das patologias mais diagnosticadas em grávidas no Brasil. “A diabetes gestacional também é identificada no pré-natal e, quando acompanhada resulta em mais qualidade de vida durante a gestação”, salienta.

Com o pré-natal e acompanhamento correto, há, conforme Melissa, um intercâmbio de experiências entre as gestantes e a profissional. “Com informação segura, as mães ampliam o próprio conhecimento da gestação, das alterações do corpo, das necessidades atuais e futuras do bebê”, frisa Melissa.

E para passar pelos cuidados da doutora Ana Maria, basta que as gestantes procurem o PSF mais próximo para, durante esses nove meses cheios de magia, cuidar tanto da própria saúde quanto do bebezinho que está por chegar!