Um lugar fresquinho e adequado para armazenar aquele item que salva vidas – no caso, a vacina. Essa é a função das câmaras conservadoras para o armazenamento de vacinas, ou simplesmente, das “geladeiras” que a partir desta semana estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Nos últimos dias, o Município investiu R$ 232.200,00 em recursos próprios e adquiriu 17 geladeiras que ao longo da semana passada e desta estão sendo instaladas nas salas que faltavam – e duas já foram reservadas para atender as UBSs Morada do Bosque e Santa Clara, esta última a unidade Juceli Pereira. Com isso, todas as UBSs terão à disposição o lugar correto para o armazenamento de imunizantes.
O gestor da pasta de Saúde e Saneamento, Sílvio Stolfo, frisa que todas as geladeiras possuem sistema de controle de temperatura programável para manter o ambiente ideal do item armazenado; a verificação e monitoramento da temperatura também poderá ser realizada on-line. Outro recurso é uma bateria com duração de até 48 horas, que garante a conservação das vacinas caso haja interrupção no fornecimento de energia elétrica.
Sílvio destaca que sempre houve uma grande preocupação com a redução de perdas de vacinas. “Essas novas câmaras de armazenamento contam com um item essencial: as baterias, o que irá garantir que possamos aumentar a nossa eficiência evitando perdas de doses”, completa.