Trata-se da Semana da Rede Nacional de Vigilância, Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública do Sistema Único de Saúde (VigiAR-SUS) em que será a realizada a I Mostra de Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS). No país são 129 CIEVS. O evento, na capital federal, será entre os dias 8 a 14 de novembro.

“Ontem, quando recebemos o convite, nossa equipe ficou entusiasmada pelo reconhecimento nacional. Paramos por um momento e conversamos sobre todas as ações, o empenho de todos os nossos profissionais”, pontua o secretário de Saúde, Luís Fábio Marchioro.

“Como gestor da pasta, me sinto honrado em fazer parte dessa equipe. Tenho orgulho de cada profissional que, mesmo diante dos próprios medos quando tudo ainda era desconhecido, colocou seu nome à disposição e enfrentou a pandemia com profissionalismo e humanidade. Foram dias difíceis, em que não sabíamos o que fazer. Nossa meta, de todos, era e ainda é salvar vidas”, diz.

Luís Fábio pontua ainda que houve momentos que muitos passaram mais de 24 horas trabalhando, quer seja na linha de frente ou na área administrativa em busca de uma solução. “E mesmo quem ia para casa, exausto, não conseguia ‘desligar’, descansar. Nossa equipe sofreu as dores de cada família que perdeu seus amores e, também comemorou com alívio cada alta”, frisa.

Para o gestor, “sermos reconhecidos como referência no combate à pandemia do Coronavírus, pelo Ministério da Saúde, é o resultado de um trabalho incansável de muita gente do Município, desde o prefeito Ari Lafin que sempre esteve presente e comprometido em cada ação da saúde, aos vereadores, Poder Judiciário, Ministério Público, entidades de classe e a cada um dos sorrisenses”.

Entre as cidades com mais de 40 mil habitantes, Sorriso é o Município com o menor índice de letalidade por covid-19 no Mato Grosso.  Os dados constam do Painel da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso que destaca que o Município apresenta uma letalidade de 1,25%, apesar de ser o quinto no ranking estadual em casos de infeccção pelo coronavírus. “Essa é a verdadeira notícia, quando olhamos  para trás e constatamos que o resultado de todo o esforço e a união são as muitas vidas salvas, mais de 18 mil vidas até o momento. Esse dado não é só um número, significa sonhos, famílias respirando aliviadas e cheias de esperança para um novo recomeço”, comemora Luís Fábio.

E quem representará e apresentará as estratégias de Sorriso para o Brasil é a coordenadora de Vigilância em Saúde e mestre em Ciências da Saúde, a enfermeira Tayná Vacaro. Todas as despesas serão custeadas pelo Ministério da Saúde.

O trabalho sorrisense

Entre os pontos de destaque do trabalho realizado por Sorriso estão:

– Criação de um Comitê Municipal de Enfrentamento à Pandemia ainda em 16 de março de 2020;

+ Implantação de um Hospital Municipal de Campanha dotado de toda a infraestrutura para tratar pacientes positivos para a covid-19;

+ Implantação de 6 leitos de UTI para pacientes com covid-19 mantido exclusivamente com recursos próprios municipais, sendo o único do Estado;

+ Monitoramento de casos positivos e suspeitos com acompanhamento, inclusive domiciliar;

+ Boletim diário atualizado com os números apontando o comportamento da pandemia;

+ Disponibilização gratuita de todos os medicamentos necessários para o tratamento de pacientes com covid-19;

+ Central Telefônica 150 atendendo 24 horas diariamente, inclusive aos finais de semana e feriados, mantida pela Secretaria Municipal de Saúde para orientações e denúncias;

+ Serviço de fisioterapia e nutrição especializada para o tratamento de pacientes tanto durante a hospitalização como no pós-alta;

+ Farmácia Pública Municipal 24 Horas aberta diariamente de segunda a segunda;

+ Fiscalização e regramento do convívio social inteligente com foco na orientação;

+ Testagem em massa desde o início da pandemia;

+ Implantação de protocolos municipais de atendimento e acolhimento aos pacientes suspeitos, positivos e familiares;

+ Vacinação acelerada desde o dia 20 de janeiro de 2021 quando o Município recebeu e aplicou a primeira dose (a primeira pessoa imunizada em Sorriso foi a enfermeira da linha de frente Aparecida Lourdes Chinez, de 62 anos);

+ Hoje, Sorriso é um dos municípios que lidera a aplicação de vacinas contra a covid-19 no Estado;

+ Organização de comunicação com apoio irrestrito da imprensa local e o Departamento de Comunicação do Município.

Mais sobre a Semana 

A Semana da Rede Nacional de Vigilância, Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública do Sistema Único de Saúde é uma promoção do  Departamento de Saúde Ambiental, do Trabalhador e Vigilância das Emergências do Ministério da Saúde.

O objetivo é reunir os 129 CIEVS que distribuídos pelo Brasil para compartilhamento de experiências e avanços e desafios para a vigilância relacionada às emergências em saúde pública, além da participação virtual de profissionais de saúde dos Estados, municípios e de países convidados.

A Semana será composta por três atividades:

I Mostra de Experiências dos CIEVS na pandemia de Covid-19 (ExpoCIEVS);

VI Encontro Nacional da Rede CIEVS;

I Simulado Nacional de Emergências em Saúde Pública: Emergências epidemiológicas no âmbito da Rede de Vigilância, Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública do Sistema Único de Saúde.

A discussão será em Brasília, entre os dias 8 a 21 de novembro.