o I Fórum Regional de Combate ao Aedes 2021, organizado pela Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Consórcio de Saúde do Vale do Teles Pires (Cosems MT), reúne cerca de 200 pessoas para avançar de forma efetiva no combate à dengue.
Entre as autoridades presentes, o prefeito de Sorriso, Ari Lafin; o promotor de Justiça Márcio Florestan Berestinas; o secretário-adjunto de Atenção e Vigilância em Saúde do Estado, Juliano Silva Melo; o vereador Acácio Ambrosini; o presidente do Cosems, Marco Antônio Norberto Felipe; a vice-presidente regional do Cosems e secretária de Saúde de Santa Carmem, Fátima Malinski; e o secretário de Saúde de Sorriso, Luís Fábio Marchioro, assim como representantes dos municípios de Sinop, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Ipiranga do Norte, Feliz Natal, Cláudia, Cotriguaçu, Primavera do Leste, Londrina, Nova Santa Helena. Presidentes de bairros também integram as discussões.
“Estamos muito felizes em poder ser o centro deste debate, e pudemos verificar que estamos, aqui falando como região, desenvolvendo um trabalho intenso tanto no combate do mosquito quanto na testagem de pacientes, ou seja, o número alto de casos confirmados também mostra o foco no diagnóstico correto, reforçando que hoje não temos nenhum paciente internado com dengue em nossa cidade”, destaca o secretário-anfitrião, Luís Fábio Marchioro.
O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, reitera que as decisões que serão tomadas a partir do evento de hoje serão rigorosamente seguidas pela Administração. “Hoje temos orgulho em ter em nossa cidade especialistas falando sobre este tema tão preocupante e isso só reforça o trabalho que já vem sendo feito pelos profissionais de nossa secretaria de Saúde, assim como pelos outros municípios e nos ajuda a definir novas ações para combater o mosquito, mas, volto a reforçar: a participação de cada pessoa é fundamental para evitar a dengue e as outras doenças que só aparecem porque ainda são deixados lugares com água para o Aedes colocar seus ovos”, destaca o prefeito de Sorriso.
Daqui a pouquinho, a partir das 13h30, o evento será retomado com a “Pesquisa e ações de vigilância de combate ao Vetor Aedes aegypti”. Esse eixo será conduzido pelos professores doutores Laurival Antonio Vilas-Boas e João Antonio Cyrino Zequi, ambos da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Às 14 horas, serão apresentadas as experiências dos municípios de Sorriso e Sinop. Já às 15 horas será realizada a mesa de encerramentos e encaminhamentos que deverá ser conduzida pela secretária de Saúde Santa Carmem e vice-presidente regional do COSEMS, Fátima Malinsk e pelo secretário de Saúde de Sorriso, Luís Fábio Marchioro.
Pela manhã, o promotor de Sorriso, Márcio Florestan destacou o tema “Controle social: papel da promotoria no combate ao vetor Aedes aegypti”. Na sequência, a doutora Sirlei Franck Thies, técnica da Vigilância Ambiental e gerente do Escritório Regional de Saúde, também discorreu sobre o tema.
O secretário-adjunto de Atenção e Vigilância em Saúde do Estado, Juliano Silva Melo, abordou o tema “Gestão, controle social e experiências municipais”, detalhando a “Situação e ações de Vigilância no combate ao vetor Aedes aegypti para o Estado de Mato Grosso”.