E o dia com mais registros neste período? O sabadão (27 de agosto): nesta data, 911 multa teriam sido aplicadas. O dia mais sussa? A terça-feira (30 de agosto), com 573 registros de veículos que passaram acima dos 40 km/h.
E em qual dia o trânsito foi mais movimentado? No mesmo sábado com 573 infrações, as lombadas fizeram o registro de 68.113 passagens de veículos em todos os cinco pontos onde estão instaladas. O número é o segundo mais baixo da análise amostral e só perde para o domingão, com 45.408 registros e 718 infrações. No dia mais movimentado, a sexta-feira (26 de agosto), com 84.005 “passadas” nas lombadas, teriam sido geradas 795 multas. Sabe a terça-feira (30 de agosto), o dia mais sossegado com relação às infrações? Pois fique sabendo que foi um dos mais movimentados, com 80.951 registros.
“Teriam sido?” Como assim? Calma lá, até o dia 19 de setembro, ainda não estão sendo aplicadas multas frente aos flagrantes de descumprimento da regra de conduzir a, no máximo, 40 km/h. “Nosso objetivo não é, e nunca foi, multar”, relembra o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), José Carlos Moura, reforçando que os dispositivos têm como única função educar. “Precisamos reduzir a velocidade em nossas vias para, consequentemente, reduzir o número de acidentes, promover um trânsito mais pacífico, e os números nos provam que a decisão de cada condutor colaborar e cumprir as regras é fundamental para que isso aconteça”, reitera.
A ordem de serviço para instalação das lombadas eletrônicas foi assinada em 22 de junho. Os dispositivos foram instalados na Avenida Los Angeles, na Avenida Tancredo Neves, na Avenida Brasil, na Avenida Perimetral Sudoeste e na Avenida Blumenau, onde funcionou a unidade-teste.