Sorriso abre agendamento para imunizar crianças a partir de 6 anos de idade

Fonte: Claudia Lazarotto

sorriso abre agendamento para imunizar criancas a partir de 6 anos de idade
Nádia Mastella

Vamos falar de vacina? E de agendamento para as doses infantis? Pois bem, a conversa é com os papais e mamães com filhos pequenos, de 6 anos de idade, que desejam imunizá-los: já está aberto no site da Prefeitura o agendamento a partir dos 6 anos; então se você quer imunizar seu pequeno, acesse aqui e agende! Diariamente são disponibilizadas 200 doses pediátricas para 6 a 11 anos de idade.

No momento, estão abertos dois pontos exclusivos para a imunização das crianças contra a covid-19, nos PSFs do Jardim Bela Vista e São Domingos. Nesses locais não estão mais sendo aplicadas vacinas de rotina. “Essa é uma das prerrogativas do Ministério da Saúde: as vacinas covid pediátricas não devem ser aplicadas no mesmo ponto em que as de rotina; além disso, não podem ser aplicadas em salas volantes”, explica o secretário de Saúde, Luís Fábio Marchioro.

O gestor frisa ainda que há algumas peculiaridades no imunizante. “Primeiro: foi desenvolvido exclusivamente para o público infantil; além disso a dose aplicada é menor, de 0,2 ml (em adultos é de 0,3 ml) e a concentração da medicação equivale à 30% do imunizante adulto”, destaca.

Outras recomendações também precisam ser observadas: além do cartão de vacinação é preciso que os pais ou responsáveis pelas crianças levem o CPF dos pequenos. Pais cujos filhos não tenham CPF é só procurar uma agência dos Correios para a confecção. “Os pais também podem verificar a certidão de nascimento dos filhos, desde 2014 o número consta na certidão”, lembra o secretário. Outra recomendação é a mesma já conhecida dos adultos: caso haja uma reação é só procurar uma unidade de saúde.

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.