A Secretaria de Saúde e Saneamento (Semsas), comunica que ontem, 1.º de setembro, foi coletado e enviado material de mais um paciente suspeito de varíola do macaco (Monkeypox) para análise do Lacen/MT. O paciente em questão não tem histórico de viagens. Contudo, como apresentou lesões na pele, por precaução, a equipe técnica da Semsas coletou material e encaminhou para análise.
De olho nos sintomas
Vale lembrar que a enfermidade apresenta entre os principais sintomas febre súbita, forte e intensa, dor de cabeça (cefaleia), náusea, exaustão, cansaço, aparecimento de inchaços na região do pescoço, axilas, e também na região perigenital, além de feridas ou lesões pelo corpo que lembram bolhas e espinhas.
A recomendação da Semsas é que quem viajou para áreas com registros de casos ou teve contato com pessoas com lesões de pele ou lesão na área genital deve ficar atento aos sintomas. Quem sentir sintomas deve procurar ou uma Unidade de Saúde da Família ou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sara Akemi Ichicava.
O Ministério da Saúde também alerta que a contaminação se dá principalmente no contato pele/pele. E além disso, a contaminação também pode ocorrer por meio de secreções ou do compartilhamento de objetos de pessoas contaminadas. E a melhor forma de prevenção é evitando contato direto com pessoas contaminadas.
Obs.: a imagem divulgada neste texto trata-se do Boletim Epidemiológico divulgado ontem, 1º de setembro, pelo Estado. Os dados atualizados desta sexta-feira, 02 de setembro, serão divulgados à tarde.