Sorriso iniciou a quarta-feira, 12 de abril, com uma mensagem circulando nos grupos de WhatsApp relatando a internação de 30 crianças na UPA Sara Akemi Ichicava. CUIDADO. NÃO REPASSE. ESSA INFORMAÇÃO NÃO É VERDADEIRA. Hoje, dia 12 de abril, há 11 pacientes aguardando vaga para atendimento de alta complexidade, no caso, em hospitais regionais. Desse total DOIS pacientes são crianças e nesse exato momento ninguém aguarda vaga para UTI; inclusive entre os pacientes adultos também não há NINGUÉM aguardando vaga para UTI nesta quarta-feira.
O gestor da pasta de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro, pontua que a informação que vem circulando nos grupos de WhatsApp trata-se de uma fake news, uma notícia falsa.
“Gerou muita surpresa receber essa mensagem; precisamos deixar claro que ela não é verdadeira. Quem está espalhando não se atenta a informações básicas como o fato da nossa UPA nem ter capacidade para manter 30 crianças internadas simultaneamente; essa é mais uma informação mentirosa assim como ocorreu na época do auge da pandemia em que circularam várias notícias falsas”, explica.
“Mensagens falsas apenas causam pânico e histeria coletiva e não contribuem com a saúde de ninguém”, reforça. O secretário pontua que ao receber uma informação como essa o correto é busca o órgão competente para saber o que está acontecendo e passar para frente somente a informação verdadeira.
Vale sempre lembrar que quem espalha fake news e for identificado pode responder criminalmente. As tipificações variam entre crimes contra a honra, difamação, calúnia e outros delitos, a depender do contexto da desinformação disseminada.
Segundo Luis Fábio, “a única parte verdadeira dessa fake news é que: sim o correto é procurar atendimento profissionalizado assim que estiver passando mal para que o caso não evolua”. Vale lembrar que além do atendimento de segunda a sexta-feira ofertado nos 29 Programas de Saúde da Família (PSFs), Sorriso conta com uma rede de atendimento emergencial.
Veja o funcionamento de cada espaço
O PSF Novos Campos, a Upinha da Zola Leste, atende de forma estendida, de segunda à sexta-feira das 18 horas até às seis horas da manhã do dia seguinte. E das 7 da manhã às 19 horas aos sábados e domingos, exclusivamente nos últimos fins de semana a Upinha atendeu 24 horas. Já o PSF do Santa Clara atende com horário estendido das 18 horas à meia-noite de segunda a sexta-feira. E vale lembrar que ambos atendem normalmente como PSFs durante o dia.
Pra quem precisa de medicamentos, a Farmácia Central Takeo Watanabe também está de portas abertas 24 horas; para retirar medicação no local é necessário apresentar a receita do SUS.
E a UPA Sara Akemi Ichicava você já sabe: funciona 24 horas.