Projeto Águas do Lira já plantou mais de 17 mil mudas para recuperar nascentes em Sorriso

Ações, coordenadas pelo CAT Sorriso, revitalizaram oito mananciais de rio que é patrimônio histórico e cultural

Fonte: Assessoria

Projeto Águas do Lira já plantou mais de 17 mil mudas para recuperar nascentes em Sorriso
Foto: Divulgação

Mais de 17 mil mudas de árvores nativas foram plantadas para a revitalização de nascentes do rio Tenente Lira, em Sorriso, desde o início do Projeto Águas do Lira – Seja Amigo das Nascentes, em 2020, até agora. O projeto, realizado pela Associação Clube Amigos da Terra (CAT Sorriso) e parceiros, já restaurou oito nascentes do rio, reconhecido como patrimônio histórico, cultural, paisagístico, ecológico e turístico do município.

Os dois últimos mananciais que tiveram o início da recuperação da vegetação nativa estão localizados nas áreas rurais de números 28 e 29. “Somente nessas duas nascentes, plantamos 2.300 mudas de 22 espécies diferentes. Ao restabelecer a vegetação nativa, isso favorece a infiltração da água, reduzindo, assim, o assoreamento”, explica a engenheira agrônoma e responsável técnica do projeto pelo CAT, Luciana Pereira. Entre as espécies semeadas estão angico, jacarandá, mutumba, paineira-rosa, aroeira, marmelinho, copaíba, ipê-branco, ipê-amarelo e outras.

O trabalho teve início após um mapeamento identificar que, dos 109 olhos d’água existentes, 60 necessitavam de revitalização, seja por intervenção mecânica, instalação de drenos de infiltração, curvas de nível, desassoreamento ou reimplantação de áreas de preservação permanente. “Hoje, toda água precisa ser bem cuidada, pois é a base da vida. Por isso, é mais do que justo preservar um rio que é patrimônio de Sorriso, com cerca de 58 quilômetros de extensão, que nasce e termina dentro do próprio município”, ressalta o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Clóvis Picolo Filho.

As ações de conscientização ambiental buscam envolver toda a comunidade. Recentemente, foram realizadas a limpeza e o plantio de mudas de árvores nativas em duas nascentes, localizadas na área urbana, na área verde do bairro Green Park. As atividades envolveram os moradores e alunos da rede municipal. “O CAT Sorriso é o maior fomentador da recuperação dessas nascentes, e nós aproveitamos para trazer as crianças e os alunos para acompanhar toda essa ação e já promover a educação ambiental, conscientizando sobre a importância de cuidar do meio ambiente”, disse o secretário Clóvis Picolo Filho.

Projeto Águas do Lira já plantou mais de 17 mil mudas para recuperar nascentes em Sorriso
Foto: Divulgação

O CAT coordena todo projeto, busca os parceiros e orienta os agricultores a se tornarem amigos do Lira. Das oito nascentes revitalizadas, seis estão em propriedades rurais. As ações integram a estratégia do CAT Sorriso de promover conservação ambiental aliada à produção rural responsável. Além dos produtores rurais, a Prefeitura de Sorriso, o Ministério Público Estadual e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) são parceiros do projeto.

Diagnóstico e recuperação das nascentes: resultados que devolvem vazão

Um novo diagnóstico será realizado para atualizar a situação das 52 nascentes da Bacia Hidrográfica do Rio Tenente Lira que ainda precisam de intervenção. “Para identificarmos em que estágio de degradação elas se encontram, a fim de que possamos estabelecer um cronograma físico e financeiro para a recuperação”, explica o engenheiro agrônomo Claudio Terzi, gerente da Terzi AgroAmbiental. A empresa realiza a execução das ações de recuperação, replantio, controle de espécies invasoras e pragas, além do serviço de consultoria para o projeto.

O trabalho é de longo prazo. Para que uma nascente chegue ao estágio inicial de se manter sozinha, leva de três a cinco anos. Após o plantio das mudas nativas, é feita a manutenção, com retirada de gramíneas invasoras, controle de formigas e replantio de mudas, quando necessário. Na área rural, depois que a vegetação se restabelece, os agricultores se comprometem a cuidar do espaço e mantê-lo protegido, evitando a entrada de gado e maquinários, além de realizar aceiros para prevenir queimadas no período de seca.

“É uma atividade que, além de promover resultados socioambientais, dá uma satisfação muito grande, porque estamos contribuindo com o bem-estar das pessoas e das atividades que dependem desse ecossistema, que dependem da água”, comenta Claudio Terzi. “A gente consegue visualizar que, onde já isolamos, plantamos e conduzimos a regeneração, a água começa a extravasar de forma mais volumosa. Então, você vê que a natureza responde”, comemora.

Projeto Águas do Lira já plantou mais de 17 mil mudas para recuperar nascentes em Sorriso
Foto: Divulgação

As ações do Projeto Águas do Lira – Seja Amigo das Nascentes terão continuidade para que mais mananciais sejam recuperados. “Nós temos o Clube Amigos da Terra como um parceiro definitivo. Todos que estiverem engajados em uma gestão ambiental eficiente estarão conosco; vamos ser parceiros”, afirma o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-celso
Jornalista formado (DRT 0001781-MT), atua no CenárioMT na produção de conteúdos sobre política, economia, esportes e temas do agronegócio em Mato Grosso. Com experiência consolidada na redação e apuração regional, busca entregar informação clara e contextualizada ao leitor. Aberto a pautas e sugestões. Contato: [email protected] .