Prefeitura de Sorriso-MT planeja ações para o paisagismo da cidade

A beleza rústica dos cactos deve ser mais presente em canteiros e rotatórias

Fonte: Decom

prefeitura planeja acoes para o paisagismo da cidade
Ney Pinheiro e arquivo
E setembro entrou. O mês da Primavera no Brasil, e, especificamente, o mês que, em Mato Grosso, traz a chuva de volta, é também o tempo de voltar a sonhar os jardins, colocar as sementes na terra e ver a vida sorrir no verde das plantas.

Pois é, para alinhar ações e garantir uma Sorriso cheinha de vida em seus canteiros, praças e rotatórias, uma reunião marcou o início desta sexta-feira (9 de setembro). O prefeito Ari Lafin; o vice, Gerson Bicego; os secretários José Carlos Moura (Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil), Milton Geller (Obras e Serviços Públicos), Júnior Brandão (Esporte e Lazer), Márcio Kuhn (adjunto de Agricultura e Meio Ambiente), Jesué Soares dos Santos (adjunto de Obras e Serviços Públicos), e demais servidores públicos  elaboraram o plano de ação para renovar o paisagismo da cidade a partir do início das chuvas.

Frente à aridez da seca, a ideia é buscar adaptar o paisagismo à natureza de nossas condições climáticas. Você se lembra que o “pulo do gato” não é ser o mais forte, e sim ser o que mais se adapta, né? Pois é: a ideia, que partiu do prefeito Ari Lafin, é justamente dar uma “adaptada”  à nossa identidade paisagística.  Já viu as rotatórias com cactos e pedrinhas? Pois é, e tem cacto prestes a abrir flores lindas.

“Sim, vamos tornar mais presentes em nossos jardins estas plantas mais adaptadas à seca intensa, e que permanecem bonitas o ano inteiro”, reforçou o gestor, enaltecendo a equipe do Horto Municipal Sebastião Almeida da Silva pela iniciativa de introduzir a beleza dos rústicos nos jardins públicos de Sorriso.

“Vamos concentrar esforços, promover mutirões, tanto de limpeza urbana, quanto de jardinagem, para deixar a cidade linda para as festas de fim de ano”, destacou o vice.  Entre as ações, por exemplo,  o reforço da parceria com o Judiciário, por meio do Projeto Mão Amiga, que conta com mão-de-obra de reeducandos.

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.