O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, protocolou denúncia no Ministério Público de Mato Grosso com objetivo de buscar apoio para auxiliar na apuração de supostas fraudes envolvendo funcionários fantasmas e pagamentos em duplicidade. Um dos esquemas vinha ocorrendo desde 2019. As fraudes podem ter causados prejuízos de pelo menos R$ 500 mil.
Acompanhado do vice-prefeito, Gerson Bicego, e dos secretários de Cidades Ednilson de Oliveira e da Saúde Luiz Fabio Marchioro, Lafin protocolou documentos. A equipe ainda relatou à representantes do MPE fatos apurados desde o último final de semana.
“Sabemos que é um fato muito grave e precisamos de ajuda das forças voltadas ao combate ao crime. Estou bastante preocupado com esta situação”, declarou o prefeito na saída do MPE. “Já afastamos servidores nos dois casos e entregamos ao Ministério Público. Não tenho noção da proporção do que está acontecendo em termos de desvio de verbas públicas e que poderá talvez não ficar só no município de Sorriso”, acrescentou.
Um dos casos envolve funcionários fantasmas terceirizados de uma cooperativa. O outro caso pagamentos em duplicidade na área de saúde.
Os servidores que supostamente estariam envolvidos com a fraude foram afastados de suas funções. Conforme a Prefeitura de Sorriso, todos os processos dos quais tomavam conta estão sendo abertos, rastreados e analisados.