“Sustentabilidade é a busca pelo equilíbrio entre o suprimento das necessidades humanas e preservação dos recursos naturais, não comprometendo as próximas gerações”. ONU
Com esse propósito, na manhã de hoje (07) a Associação Clube Amigos da Terra (CAT) em parceria com a Empresa Bimbo Brasil e a Fundação Suíça Earthworm no projeto intitulado “Águas do Lira – Nosso Rio Nosso Futuro” estiveram reunidos com o prefeito Ari Lafin e os secretários municipais Marcelo Lincoln (Agricultura e Meio Ambiente), Claudio Oliveira (Desenvolvimento Econômico) e Milton Geller (Obras e Serviços Públicos) para apresentação do projeto e os novos parceiros. A visita ainda teve o objetivo de solicitar apoio ao poder público municipal para intermediar à integração de novas empresas privadas e conscientização dos moradores das áreas onde as nascentes são projetos de recuperação.
Para os investidores, o prefeito salientou que escolheram a cidade certa para a execução deste projeto. “Para o Município, sustentabilidade sempre esteve à frente de todos os projetos ambientais que executa e, dentro da lei, junto com a Semde, apoiamos mais este projeto e nos colocamos sempre à disposição”.
De acordo com um estudo do MapBiomas, feito a partir da análise de imagens de satélite geradas entre 1985 e 2020, o Mato Grosso perdeu mais de 530 mil hectares de superfície de água.
Sobre o Rio Lira
Declarado patrimônio histórico e ecológico de Sorriso-MT desde 2013, o Rio Lira percorre aproximadamente uma área de 91 mil hectares e 109 nascentes. Ele nasce dentro do município e deságua no Teles Pires, e é bastante importante por cortar muitas propriedades.