Com um plantel alto para criação e engorda (as mil aves que a gente já falou); é possível conferir no aviário da família todas as fases de crescimento que passam pelo estágio inicial; crescimento em si e terminação. E em todas elas o seu Leônidas conta com a assistência prestada pelos técnicos da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama). A assistência, frisa o produtor, é a grande aliada no aumento da produção. “A gente conta com a assistência técnica no desenvolvimento; depois ainda temos o apoio no abate do frango, recebemos o produto pronto para a venda ao consumidor final”, conta.

Assim como Leônidas, no Município outros 39 avicultores tem a produção abatida e embalada pelo Abatedouro Municipal de Aves sem custo algum. E o produto saí de lá com o Selo Susaf/MT o que possibilita a comercialização das aves em qualquer município do Estado, como faz questão de lembrar o secretário-adjunto da Sama, Márcio Kuhn.

Segundo Márcio; além do trabalho desenvolvido junto aos 40 produtores que contam com o serviço do Abatedouro Municipal; outras 20 famílias sorrisenses também já estão recebendo o serviço de assistência técnica. “Gradativamente a produção e o mercado serão ampliados; para muitas famílias a avicultura já é a principal fonte de renda, outras ainda tem como fonte adicional”, diz. Contudo, como a intenção é avançar “dias de campo, trabalho e discussões como esse são essenciais”, completa Márcio. Afirmação reiterada pela zootecnista responsável pelo projeto de Ave Caipira no Município, Poliana Cardoso. Para ela, eventos, cursos e acompanhamento são ações que geram conhecimento e, como consequência, bons resultados. E quem foi para o dia de campo pode conferir o resultado de um trabalho intenso na prática.

“Nossa meta é continuar avançando. Hoje temos programas voltados para a agricultura familiar no Assentamento Jonas Pinheiro, no Projeto Casulo e no Cinturão Verde; em todos eles estamos obtendo ótimos resultados. Ampliar e fortalecer a rede da agricultura familiar é uma das nossas prioridades e um desafio construído a muitas mãos”, pontua o prefeito Ari Lafin – que assim como o vice-prefeito Gerson Bicego, vários avicultores do Município, profissionais da área e as crianças da Escola Municipal Matilde Luiza Zanatta Gomes, conferiu de perto as instalações e o trabalho na Chácara Cristo Rei.

O evento, que foi promovido pela Prefeitura de Sorriso, via Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e outras instituições. Os palestrantes integram os quadros da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer), do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), e também do Sebrae. E quem busca mais informações sobre a produção e não pode comparecer ao evento hoje, é só ligar na Sama, no número 3545-8353 das 7 às 13 horas.