A partir da próxima semana, representantes da Prefeitura, da Câmara de Vereadores e das forças de segurança devem manter uma rotina de reuniões semanais para avaliar, planejar e traçar estratégias para que a Exporriso 2022 transcorra de forma tranquila.
Depois de dois anos, em que a pandemia impediu a realização do evento, volta a ser promovida a tradicional festa em celebração ao aniversário da cidade, de 11 a 14 de maio, no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Recordando os Pagos. A festa, organizada pela empresa Bakana Produções, conta com o aporte de R$ 1 milhão em recursos públicos, devidamente autorizado pela Câmara de Vereadores.
O desafio de organizar o evento é do tamanho da festa, que, segundo projeções, deve receber, por noite, 30 mil pessoas em sua primeira edição com portões abertos todos os dias. “Vamos somar esforços, ouvir os técnicos sobre eventos desta natureza e desta dimensão, manter contato direto com a empresa organizadora, assim como todos que, direta ou indiretamente, vão contribuir para a realização do evento, e trabalhar para garantir segurança e organização para todos que forem à festa”, destaca o prefeito de Sorriso, Ari Lafin.
Nesta quarta-feira (13), mais uma reunião foi promovida para avançar no planejamento de ações de suporte à realização da festa, desta vez com representantes do Poder Legislativo. “Estamos criando oficialmente um grupo de trabalho, que ficará sob a coordenação do secretário de Governo, Hilton Polesello, para conduzir estas ações”, continuou o prefeito, completando que o grupo vai avançar no diálogo com representantes dos mais variados setores, a exemplo do que foi feito ontem (12) com taxistas, mototaxistas e motoristas de aplicativo.
Na reunião de hoje, o tema foi detalhado junto aos vereadores Acácio Ambrosini, Marlon Zanella, Celso Kozak e Zé da Pantanal. Além do prefeito, representaram a Administração Municipal na discussão os secretários Cláudio Oliveira (Desenvolvimento Econômico), Hilton Polesello (Governo), José Carlos Moura (Seg. Pública, Trânsito e Defesa Civil), Vanderly Gnoato (adjunto de Desenvolvimento Econômico), Emiliano Preima (adjunto de Seg. Pública, Trânsito e Defesa Civil), e o coordenador da Sala do Empreendedor, Leonardo Kozak.
Planejamento
Ainda no finzinho de março, representantes da Prefeitura também já estavam falando sobre segurança com os representantes da Polícia Militar (PM) e dos Bombeiros. Entre as iniciativas para tornar a região de acesso ao CTG mais segura está a ação “Sorriso Iluminado”, promovida pela Prefeitura de Sorriso, via Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), que consiste na troca das antigas lâmpadas de vapor de sódio por luminárias de LED, que ofertam mais luminosidade com menos consumo de energia elétrica.
Ingresso solidário
Mesmo sem a cobrança de ingressos, que for ao local pode contribuir com a doação de 1 kg de alimento não perecível. As doações serão destinadas à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), que fará a distribuição, a partir do crivo técnico de seus profissionais, a instituições de caridade e famílias em situação de vulnerabilidade social.
Shows
Quem abre a cartela de shows, no dia 11, é o prata da casa Gabriel Marcolan e, na sequência, o DJ Alok segue no comando da festa. Na quinta-feira (12), o show será da dupla Zé Neto e Cristiano e no dia 13, quando Sorriso comemora seus 36 anos de emancipação político-administrativa, quem assume o microfone é Gustavo Mioto. A festa será encerrada, no dia 14, com os Barões da Pisadinha.