Nesta terça-feira (09) o promotor de Justiça Márcio Florestan Berestinas, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CPDPD), Carmem Welter, e o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, José Carlos Moura, reuniram-se para conferir a estrutura de acessibilidade apresentada pelos organizadores da Exporriso 2023.
As estruturas atendem às exigências do Ministério Público e do CMDPD e garantem a todos o direito de festejar os 37 anos de Sorriso. Após vistoria no local para verificar a questão da acessibilidade, Florestan disse que a intervenção cumpre o que rege a legislação federal, garantindo assim, às pessoas com deficiência, a o direito de ir e vir, de frequentar todos os espaços. “Na Exporriso, conforme diálogo com o Município e com a empresa organizadora, foram possibilitadas, além de 10 vagas de estacionamento especial, entrada exclusiva para idosos e PcDs, banheiros específicos e acesso à arena devidamente adaptado. Teremos também três pessoas que foram contratadas para prestar assistência e dar apoio às pessoas com deficiência e idosos. Então foram avanços importantes, eu acredito que essa seja a Exporriso em que nós mais avançamos, em relação ao cumprimento das normas de acessibilidade”.
É preciso registrar que há um caminho longo a percorrer, observa o promotor. “Precisamos ano a ano garantir mais acessibilidade e mais qualidade ao cidadão com mobilidade restrita para participar de eventos públicos e privados”, pontua.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Carmem Welte,r falou da importância de um espaço para PcDs e idosos em eventos. “Todas as pessoas têm o direito de participar, interferimos para que nos quatro dias de evento as pessoas com deficiência e idosos tenham atenção especial, desde a entrada do parque até a área especial, camarote especialmente separado para essa clientela. E mais, durante o evento haverá pessoas, identificadas com camiseta, para auxiliar as pessoas com dificuldade de aceso”, destaca.
Carmem Welter observou, ainda, que essa não é a única ação, mas também no comércio em geral e, principalmente o ano todo, devem ser observadas essas prioridades”.
Vale lembrar que, para que as vagas de estacionamento especial possam ser utilizadas, é indispensável a exposição da credencial, o cartão que permite a utilização destas vagas. Você tem este direito e ainda não tem a credencial? É só entrar em contato com a Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep) para fazer a emissão do documento. Neste link aqui
https://site.sorriso.mt.gov.br/servico/116/secretaria-de-seguranca-publica-transito-e-defesa-civil estão disponíveis as informações necessárias para a emissão das credenciais, e caso haja alguma dúvida, é possível entrar em contato pelo 3545 8380, das 7h às 15h. A Semsep está localizada na Rua Rio Grande do Sul, 213, Bairro Benjamin Raiser.