Uma plataforma com dados em tempo real. Essa é a proposta que os professores do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Campus Primavera do Leste, Claudemir José, Frederico Martins e Yoji Massago, apresentaram nesta manhã, 04 de maio, para a administração sorrisense. A intenção é desenvolver uma ferramenta semelhante para o Município de Sorriso.
“A ferramenta desenvolvida pelo IF é muito interessante”, pontua o secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Samatec), Marcelo Lincoln. Segundo o gestor, a plataforma congrega justamente as informações que empresários, empreendedores e turistas buscam ao pensar em comercializar, investir ou visitar uma cidade. “Com esse reflexo em todos os setores, quem busca investir ou trocar de cidade já tem um diagnóstico de áreas em expansão e das áreas específicas em que há falta de mão-de-obra”, explica.
Esse seria também um caminho para que o mercado exterior possa ter acesso a informações em tempo real sobre o Município, quer seja sobre produção, avanços de legislação, volume de negócios, e, claro, sustentabilidade aliada à produtividade.
Marcelo frisa que em relação à construção de uma plataforma como essa para Sorriso, um ponto fundamental seria a atualização diária de dados relativos à agricultura, quer seja ou do agronegócio ou da cadeia da agricultura familiar. “Caso houvesse a disposição desses dados, sobre plantio, colheita, custos de fretes, situações climáticas, temos certeza de que essa se tornaria uma eficiente ferramenta auxiliar no trabalho dos nossos agricultores”, contextualiza.
Conforme um dos desenvolvedores do projeto, o professor Claudemir Júnior, na plataforma construída para Primavera do Leste estão dispostos os dados que compreendem o período de 1982 a 2022. “Quem acessa pode realizar uma análise de todos os dados de Primavera relativos aos período; é possível ver os focos de crescimento; períodos de estagnação; vocação econômica; enfim, há um série histórica do município on-line”, explica. Segundo os desenvolvedores, todos os dados dispostos são trabalhados a partir de fontes oficiais. Para verificar o desenvolvimento humano e econômico de primavera, basta clicar no link
https://observatorio.pdl.ifmt.edu.br/.
O coordenador do Campus do IFMT/Sorriso, Claudir Von Dentz, reforça a importância do trabalho. Para ele, a plataforma é um compilado completo dos dados da região analisada e conta com a credibilidade do trabalho desenvolvido pelos pesquisadores do IFMT.
Além da equipe do IFMT, o secretário-adjunto da Samatec, Juliano Mezalira; o secretário de Administração, Estevam Calvo; os vereadores Zé da Pantanal e Chico da Zona Leste e a equipe do Eco Sorriso acompanharam a reunião.