Em mais uma Operação Lei Seca, 14 foram detidos por conduzirem sob efeito do álcool

Ação promovida de forma integrada busca sensibilizar condutores para abolir esta prática

Fonte: Nádia Mastella

em mais uma operacao lei seca 14 foram detidos por conduzirem sob efeito do alcool

Ação promovida de forma integrada busca sensibilizar condutores para abolir esta prática

Por mais que os números mostrem e as imagens dos acidentes evidenciem, para muitos condutores, ainda não ficou clara a relação perigosa entre a ingestão de álcool e a condução de veículos. Em mais uma edição da Operação Lei Seca, a 10.º deste ano, promovida  das 21h30 de sexta-feira (27) às 2h de sábado (28), 24 pessoas foram flagradas conduzindo sob o efeito do álcool e 14 foram detidas por esta prática.

Na operação, foram feitos 136 testes de alcoolemia com o uso do etilômetro (bafômetro) nos condutores que transitavam pela Avenida Blumenau, região central de Sorriso. Os números mostram que,  do universo de condutores testados, 17% arriscaram pegar a direção mesmo quando o álcool pode alterar seus reflexos. “Uma análise fria dos números mostra que sim, mais de 80% dos condutores está consciente do quão grave é esta prática, mas quando se fala de vidas humanas, nosso objetivo é zerar estes registros, reduzindo assim, potencialmente, os riscos de um acidente que pode colocar em risco o condutor, passageiros, ou outras pessoas que estejam na via e possam ser alvo de uma ocorrência desta natureza”, contextualiza o secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), José Carlos Moura.

No fim de semana passado, das 22h do dia 20 às 4h do dia 21, a 9.º edição da operação teve como área de atuação a região das ruas Tangará e São Francisco de Assis, na Zona Leste da cidade. Na ocasião, 90 testes de embriaguez foram realizados e 20 pessoas foram encaminhadas à PJC por conduzirem sob influência do álcool.

A operação é sempre realizada de maneira conjunta entre a Secretaria Municipal de Segurança Pública, por meio da Guarda Municipal de Trânsito (GM), a Polícia Militar (PM), a Polícia Judiciária Civil (PJC), o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), o Detran, o Procon, e o Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), com aval do Gabinete de Gestão Integrada (GGI).

Além de verificar a presença do álcool no organismo dos condutores, a blitz também serve para checar uma série de situações, sejam ligadas à documentação, quanto à situação dos veículos. “ Além de uma ação de fiscalização, podemos dizer que este também é um trabalho preventivo e educativo, em que reforçamos a importância de serem respeitadas todas as leis de trânsito”, destaca o comandante do 12.º Batalhão da Polícia Militar de Sorriso, tenente-coronel Jorge Almeida, lembrando que o cuidado com todos os detalhes, desde a documentação, as condições do veículo e, principalmente, o respeito às questões de segurança, resultam em um trânsito mais seguro e mais pacífico.

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.