Em ação na Praça das Fontes, equipes da Saúde aplicam mais de 500 doses de vacinas

Fonte: Claudia Lazarotto

em acao na praca das fontes equipes da saude aplicam mais de 500 doses de vacinas
Raphael Sllowinsk

Ontem, 21 de maio, foi um domingo de prevenção para 361 sorrisenses. Esse foi o número total de pessoas que foram até o ponto da ação de imunizações instalado na Praça das Fontes. No total, foram aplicadas 518 doses de imunizantes, entre as vacinas contra a gripe e do calendário básico estipulado pelo Ministério da Saúde. A equipe ficou na praça das 15 às 19 horas para as imunizações. 

A enfermeira responsável pela Sala de Vacinas, Kátia Dal Prá, pontua que entre os sorrisenses que compareceram, muitos tinham vacinas atrasadas e aproveitaram a oportunidade para deixar o cartão – e a prevenção em dia; por isso a diferença entre o número de pacientes atendidos (361) e de imunizações realizadas (518).

Com a ação voltada para crianças, adolescentes, adultos e idosos, o público-alvo foi a família inteira. E quem deu aquela força na hora da picadinha dos baixinhos foram os personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, que auxiliaram na hora de acalmar o choro e o medo da criançada com muita brincadeira e carinho. Até a Cuca estava boazinha!

E quem não vacinou?

Para quem não vacinou ainda dá tempo. Nesta segunda-feira, 22 de maio, o Município ainda tem disponível 9.730 doses da vacina contra a gripe. Para receber a picadinha basta procurar qualquer PSF com o cartão de vacina e com ou o CPF ou o cartão SUS. Nos PSFs as equipes já conferem se está tudo em dia ou se além do imunizante contra a gripe, falta mais alguma outra dose.

Para quem não pode procurar o PSF em horário comercial, vale lembrar que a Sala Descentralizada de Vacinas, que atende no PSF Central, fica aberta das 7 às 19 horas, sem fechar ao meio-dia. E tem mais: os PSFs Ana Néri e São Mateus também estão atuando com horário estendido, ficando abertos até às 19 horas com oferta do imunizante.

Em Sorriso a vacina contra a gripe já está liberada para qualquer pessoa acima de seis meses desde o dia 16 de maio.

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.