Sorriso já ultrapassou a marca de 18 mil pessoas infectadas e curadas da covid-19, mais precisamente, são 18.036 pacientes curados. “Não são apenas números: são mais de 18 mil pessoas que enfrentaram essa doença ainda tão misteriosa e estão curadas”, pontua o secretário de Saúde, Lúís Fábio Marchioro.
Outros números, também divulgados nesta manhã (13) demonstram que o Município diminuiu o número de casos ativos. Conforme o boletim municipal nº 513, de hoje, são 101 casos ativos. “Um número que não víamos desde junho de 2020, quando eram menos de 100 pessoas ativas; em agosto do ano passado tivemos picos mais de 1000 casos ativos/dia. Nesse ano enfrentamos momentos com mais de 800 pessoas ativas. Então ver que os casos estão diminuindo nos dá ânimo para continuar. Mas, mais uma vez destacamos que não é hora para deixar as medidas protetivas de lado”, frisa.
Ainda de acordo com o boletim 513, hoje são 6 pessoas internadas; destas 4 estão em UTI e 2 em leitos de enfermaria. No boletim também constam os 101 casos ativos. Segundo o relatório, 125 pacientes com sintomas gripais recebem acompanhamento domiciliar dos profissionais da Secretaria. O boletim também traz as 333 mortes registradas durante mais de um ano de pandemia.
E a recomendação para quem sentir sintomas, isto é, qualquer sintoma que possa estar relacionado à covid-19 é procurar atendimento imediatamente no Hospital Municipal de Campanha que atende 24 horas. No local, além de profissionais, leitos próprios com equipamentos como o BiPap há a oferta de oxigênio líquido à disposição dos pacientes.
Vacinas
Além disso, pontua o secretário, Sorriso tem avançado na imunização com vacinação disponível já para a faixa etária 12+, englobando todo o público-alvo recomendado pelo Ministério da Saúde. Gestantes e puérperas com comorbidades que ainda não foram imunizadas podem agendar a vacinação pelo 3545-8000. Para ser vacinadas, as gestantes devem apresentar a autorização médica.
Vale lembrar também que no momento da imunização, todos devem apresentar CPF, documento com foto, cartão do SUS e cartão de vacina e estar de máscara. As lactantes precisam apresentar também a certidão de nascimento da criança. Os menores devem ser acompanhados por um responsável no momento da imunização