No dia 20, data em que será realizado especificamente o “Circuito da Saúde do Homem”, serão ofertadas 60 consultas e mais 60 exames específicos com todos os profissionais. A meta é atender homens cujos nomes já estão no cadastro para atendimento.
O secretário-adjunto da Saúde, Devanil Barbosa, pontua que “essa ação visa promover a saúde do homem como um todo. Queremos lembrar aos homens que eles também precisam fazer o check-up anual e cuidar da saúde”, frisa.
Ação contínua para mulheres e homens
E a partir da segunda-feira (21) em uma ação contínua do Outubro Rosa e do Novembro Azul, a semana toda será voltada aos cuidados oftalmológicos tanto para mulheres quanto para homens. Entre consultas e procedimentos, serão mais de 1,3 mil atendimentos.
E para dar o start, no dia 21 serão realizados procedimentos oftalmológicos. E entre os dias 22 a 24 serão realizadas consultas oftalmológicas; para os procedimentos e consultas serão chamados pacientes que já estão aguardando na fila.
Já entre os dias 25 a 27 serão realizados exames de rastreamento de hipertensão e diabetes. Especificamente nesses três dias serão atendidos pacientes já assistidos pelos PSFs. “Foi um trabalho que envolveu toda a equipe de todos os PSFs: nesses três dias serão atendidos pacientes que sofrem ou de hipertensão ou de diabetes e que as necessitadas foram levantadas pelos Agentes Comunitário de Saúde (ACSs), ou pelas equipes de enfermagem ou médica”, explica o secretário-adjunto de Saúde.
Devanil destaca que tanto as consultas quanto os procedimentos serão realizados no Ambulatório Multiprofissional de Especialidade Ari Jaeger das 7 às 17 horas, iniciando no sábado 20 e seguindo até o outro sábado, 27. Todos os procedimentos e consultas serão custeados com recursos próprios municipais.
Conforme Devanil, durante os sete dias a estimativa é atender mais de 1,3 mil pacientss. “Nossas 28 unidades de saúde estão abertas todos os dias para atender tanto mulheres como homens; nossa meta é conscientizarmos que o câncer quando diagnosticado precocemente tem tratamento e tem cura. Outras enfermidades também podem e devem ser acompanhadas para garantir melhoria na qualidade de vida do paciente e estamos abertos para isso”, ressalta.
Também entre os dias 22 a 26 de novembro, cada PSF organizará sua própria ação para atender o público masculino da área de abrangência com consultas e orientações.