Bombeiros Militares orientam família por telefone e salvam bebê engasgado com uma pedra em Sorriso

Fonte: Assessoria | CBMMT

CBM-MT
CBM-MT

Um bebê de dez meses que se engasgou com uma pedra foi salvo pela guarnição do Corpo de Bombeiros Militar, na tarde dessa quarta-feira (17), no município de Sorriso. O bebê precisou de atendimento emergencial após a família identificar que ele estava com uma obstrução das vias aéreas.

A família acionou a 10ª Companhia Independente de Bombeiro Militar de Sorriso, por meio do número de emergência 193, e a guarnição foi prontamente para o local. Durante o deslocamento da viatura, o bombeiro militar forneceu, via telefone, instruções técnicas para a execução das manobras de desobstrução das vias aéreas do bebê.

Ao chegarem à residência, a equipe constatou que a família conseguiu seguir as orientações repassadas via telefone e a pedra já havia sido removida. Porém, devido à presença de sangue na saliva do bebê e à incerteza quanto à expulsão ou deglutição do corpo estranho, os militares realizaram o encaminhamento do bebê ao Hospital Regional de Sorriso.

Orientações

O Corpo de Bombeiros Militar orienta que, em caso de bebês com a obstrução de vias áreas, os responsáveis devem ligar imediatamente no número de emergência 193 para receber orientações sobre como realizar os primeiros socorros.

Entre os procedimentos, o responsável deve posicionar o bebê de bruços em cima de seu antebraço e dar cinco tapas entre as escápulas (no meio das costas) do bebê. Após isso, o bebê deve ser virado de barriga para cima sob o outro antebraço e devem ser feitas mais cinco compressões toráxicas, um dedo abaixo da linha imaginária entre os mamilos.

Se o corpo estranho não for expelido ou visualizado para a retirada, as compressões devem ser repetidas até que isso ocorra, ou até a chegada do Corpo de Bombeiros Militar para realizar o atendimento.