O atleta da Associação Sorrisense de Atletismo (Asa Sorriso), Eduardo Furtado da Cruz conquistou medalha de ouro nos 100m da classe T47, para amputados de braço, no Meeting Loterias Caixa de atletismo, natação e halterofilismo. A etapa ocorreu em Brasília (DF) neste final de semana (23/24) e reuniu 251 atletas da capital federal e de estados das regiões Norte e Centro-Oeste.
Dentro dos talentos paralímpicos da geração 2000, Eduardo apresentou resultado surpreendente com o tempo de 11s59, atingindo seu recorde pessoal (Personal best). A melhor marca do mundo nesta classe é de Petrúcio Ferreira com 10s42, conquistada em novembro de 2019, no Campeonato Mundial de Dubai.
Eduardo tem má formação congênita no braço esquerdo e na mão direita. Aos 18 anos, ele participa pela primeira vez de competições adultas para atletas com deficiência. Até então, havia disputado as edições de 2018 e 2019 das Paralimpíadas Escolares e, em seguida, dedicou-se ao atletismo para atletas sem deficiência. Ele é o 15º no ranking do Centro-Oeste sub-20.
“Eu participo de diversas competições entre atletas sem deficiência e estou muito feliz por ter feito esta marca em Brasília, foi meu melhor tempo”, disse Eduardo.
Os Meetings Loterias Caixa, promovido e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, estão percorrendo o Brasil, desde o início de outubro, até 12 de dezembro, nas três modalidades. As provas de atletismo em Brasília foram realizadas na pista do CIEF (Centro Integrado de Educação Física).
A Asa Sorriso tem apoio da Administração Municipal de Sorriso, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Semel), e patrocínio da Sicredi Celeiro MT/RR. A Associação também é afiliada ao Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).