Amanhã (29) é dia de debater dengue e cuidados paliativos à pacientes com câncer

Fonte: Decom

agentes fazem pesquisa para identificar infestacao de mosquito da dengue em sinop
Assessoria da Prefeitura

E amanhã (sexta-feira, 29 de julho) é dia de formação. Tanto para equipes da saúde como para estudantes. Isso porque duas palestras estão agendadas para amanhã: às 13 horas agentes comunitários de saúde (ACS) e técnicos de enfermagem irão receber instruções sobre cuidados paliativos para pacientes com câncer e às 13h30 os alunos da Escola Ivete Lourdes Arenhardt receberão instruções sobre dengue.

amanha 29 e dia de debater dengue e cuidados paliativos a pacientes com cancer

Cuidados paliativos 

Na primeira palestra, sobre os cuidados paliativos, os ACSs e técnicos de enfermagem irão receber instruções do médico oncologista Mário Bernardes. O curso inicia às 13 horas com sequencia até às 17 horas e será realizado no Auditório Magessi no Centro de Eventos Ari José Riedi no Rota do Sol.

A formação integra um calendário de capacitações em andamento na Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento. O curso visa propiciar educação de qualidade em oncologia para agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem, profissionais de vigilância sanitária, odontólogos, funcionários dos setores de epidemiologia e de regulação e para enfermeiros da rede municipal de saúde.

Dengue

Já a palestra sobre dengue será ministrada pela enfermeira Sandra Pires Nogueira Scaquetti, que atua no PSF Centro Norte. Sandra irá explicar às crianças os sintomas da dengue. Mas, além disso, a profissional irá destacar maneiras de evitar criadouros e a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Além de Sandra, a coordenadora da Vigilância Ambiental, Claudete Damasceno, também estará na escola para passar instruções à criançada.

Claudete explica que a equipe irá levar um microscópio para que os estudantes possam visualizar a larva do Aedes. “Duas agentes de endemias que atuam diretamente na região da escola também estarão presentes, elas irão conversar com as crianças especificamente sobre os principais problemas do espaço em que a unidade escolar está inserida”, destaca.

As capacitações integram o trabalho desenvolvido pelo Departamento de Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, com atuação permanente e que busca discutir os mais diversos assuntos e temas relativos à saúde.

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.