Estudantes do ensino fundamental, do Centro Municipal de Educação Básica (Cmeb) Sorriso participaram na manhã de sábado (27), da Olimpíada Brasileira de Robótica, modalidade prática, etapa estadual. As três equipes, uma feminina e duas masculinas, que foram a Lucas do Rio Verde ficaram em 2º e 3º lugar e trouxeram medalhas que se somam ao currículo do Cmeb e dos alunos. O professor técnico das equipes, Elder Soares acompanhou os trabalhos apresentados durante o evento.
Nesta prova da OBR, os sorrisenses competiram na modalidade 1, ou seja na prática, cujas atividades foram realizadas com robôs. O desafio da prova foi montar e programar robôs capazes de realizar, (simulação) um resgate de vítimas de desastre.
Resultado e medalhas:
Tech Girls formada pelas alunas do 6º ano Larissa Muniz Costa, Luana Vitoria Sousa Chaves e Maria Victoria Vieira Dias recebeu medalhas de melhor design do robô, melhor escola pública, programação e dedicação.
X –robot – composta pelos estudantes Pyetro Ramos De Souza do 6º ano e João Vitor Coelho Ramirez do 7º ano alcançou o 2° lugar, na modalidade nível 1 e mais a medalha de inovação.
Grifos – com os participantes Deividy Willyan Albiero, Deivyd Da Cruz Vieira e Heitor Felipe Soares Silva do 7º ano, a equipe conquistou o 3° lugar nível 1.
Conforme a coordenadora pedagógica de Robótica Educacional, Maria Cecília Lira, Maria Cecilia, esses eventos são muito importantes para o aprendizado dos alunos. “Ficamos surpresos com tantas premiações, pois foi a primeira participação dos alunos da rede municipal de ensino de Sorriso, em campeonato de robótica a nível estadual”, disse.
Um evento incrível! Assim classificou o professor Elder Soares, ao falar sobre a OBR. “Os resultados obtidos pelas equipes foram surpreendentes. Como treinador da equipe, que acompanhei todo o desenvolvimento, vi que todos os esforços foram muito bem recompensados. O maior ganho que todos tiveram foi o despertar da vontade de querer continuar aprendendo sobre robótica e participar de mais competições, incentivando assim outros estudantes a se destacarem também através dos estudos e das competições”, opina.
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) vem trabalhando na inclusão da disciplina de Robótica Educacional, na rede de ensino, desde 2021.