E aí? Qual a importância do livro infantil em sua vida? Um grupo de jovens leitores sorrisenses demonstrou o impacto da leitura nos primeiros anos de vida por meio de prosa, verso, pintura e maquete. Estudantes da sede e do Distrito de Boa Esperança aderiram à proposta do concurso promovido pela Biblioteca Municipal Monteiro Lobato e traduziram de variadas maneiras, a importância, na vida de cada um, desta fantástica ferramenta que dá livre acesso ao mundo da imaginação.
O concurso foi a forma encontrada pela Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), de celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil e o aniversário do escritor que dá nome à Biblioteca Municipal de Sorriso, Monteiro Lobato, comemorado em 18 de abril.
De todos os trabalhos enviados, 11 foram selecionados e ficarão expostos na Monteiro Lobato ao longo deste ano. Deste montante, 5 são de estudantes da sede do Município: Antonela A. Rodrigues, Luísa M. Cintra, Melissa M. Alves, Valentina V. Zottis, e Yasmin V. S. Gomes; e 6 são do Distrito de Boa Esperança: Ana Lúcia M. A. Rodrigues, Helena B. Cardoso, Thayna R. Azolinee, Ana Gabriela, Luma F. da Silva e Emanuelly V. Prediger.
Além de terem o talento reconhecido pela exposição, os participantes também receberam uma lembrança carinhosamente produzida por artesãos do Departamento de Cultura, medalha e uma oportunidade: conhecer uma escritora e ganhar um livro autografadinho. Como único menino participante do concurso, Luciano Zottis Ferraz, também mereceu uma menção honrosa.
Professora na rede estadual em Sorriso, Elaine Lima Babinski é autora do recém-lançado “O menino e a estrelas”. A obra, ilustrada pelo irmão de Eliane, Eliziel Lima, é sonho antigo da autora, que virou realidade por meio da Lei Aldir Blanc.
“Eu sempre falo que o melhor presente para uma criança é um livro, porque o aprendizado que ele proporciona é inesquecível, permanece para sempre com a pessoa e ter esta oportunidade de conhecer a Elaine mostra que ser um escritor ou uma escritora é algo possível, que pode sim ser sonhado e conquistado por nossas crianças”, destaca a secretária-adjunta de Educação e Cultura de Sorriso, Marisa Netto.
Deu vontade de conferir os trabalhos? Pois é só ir à Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, usando máscara, mantendo o distanciamento e mantendo as mãos sempre higienizadas. Também é possível que todo cidadão sorrisense faça o cadastro na Biblioteca para poder emprestar livros. Para tanto, basta comparecer à Biblioteca Monteiro Lobato com os documentos pessoais e comprovante de endereço. A Biblioteca funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 11 horas e das 13h às 22 horas, bem no centro da cidade, na Praça da Juventude. O telefone para mais informações é o 3544 5648.