Desde o dia 02 de julho a vacina contra a gripe (Influenza) está liberada para a população acima de seis meses de idade que procurar pelo imunizante.
Porém, ainda assim, há doses disponíveis. Desde o início da imunização contra a gripe, em 14 de abril até o momento, Sorriso imunizou 21.232 pessoas. A meta estimada pelo Ministério da Saúde para o Município é de 25.548.
Entre o público imunizado constam 1.408 crianças imunizadas com a primeira dose; sendo que 743 delas já receberam a segunda dose; 4.226 crianças receberam a dose única. Também foram imunizados 3.921 idosos acima de 60 anos; 1.118 trabalhadores da saúde; 1.030 pessoas com comorbidades; 807 professores; 938 gestantes; 102 puérperas; 99 trabalhadores das forças de segurança; 127 caminhoneiros; 21 portadores de deficiências permanentes e 13 trabalhadores do transporte saúde. Além dos integrantes dos grupos prioritários, mais 6.600 pessoas de outros grupos sem comorbidades também foram imunizadas. Os dados são do Portal Localiza SUS do MS.
“Desde o dia 02 de julho, o imunizante está disponível para a população em geral acima de seis meses que procurar pela vacina nas unidades de saúde”, explica o secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro.
Quem tiver interesse em receber o imunizante pode procurar as Unidades de Saúde dos bairros São José, São Mateus, Jardim Amazonas, Jardim Primavera e Vila Bela/Industrial; especificamente estas unidades não estão realizando as vacinas de rotina durante o período. O atendimento é por livre demanda, sem necessidade de cadastro, pela manhã das 7 às 11 horas e à tarde das 13 às 17 horas. Marchioro pontua que quem reside no perímetro urbano e necessita atualizar o calendário de vacinação, deve procurar uma das outras unidades com sala de vacina.
Além das cinco unidades da área urbana que estão atendendo exclusivamente com a vacinação contra a gripe, sem a realização das vacinas de rotina; as UBSs do Mário Raiter, Distritos de Boa Esperança e Primavera e Assentamento Jonas Pinheiro, também realizam a imunização. Estas, mantêm o atendimento do calendário de vacinas de rotina normalmente.
Especificamente em relação a quem recebeu o imunizante contra a covid-19, a responsável pelo Departamento de Imunizações, Kátia Dal Prá, ressalta que deve aguardar um prazo mínimo de 14 dias para ser imunizado contra a gripe. “Ressaltamos mais uma vez que é seguro e recomendado a aplicação da vacina da gripe para quem já recebeu o imunizante contra a covid-19; então se você é público-alvo da imunização da gripe e já faz 14 dias da vacina contra a covid, pode ser imunizado tranquilamente”, explica Kátia.
Quem tiver dúvidas, pode entrar em contato com as Agentes Comunitárias de Saúde (ACSs).