Ao todo, a Guarda Municipal de Trânsito (GM), que integra a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), registrou 92 chamados. Para atender a estas ocorrências, a GM conta com apoio do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), que faz parte da Secretaria Municipal de Governo (Semgov),  e a Polícia Militar (PM).

Coordenador da GM , Márcio Pires explica que em uma das ocorrências, em uma chácara que recebeu várias denúncias, foi necessário deter quatro pessoas que organizaram a festa, que avançou no som alto e evidenciou o relaxamento nos cuidados para evitar a Covid-19. “Hoje é possível monitorar todas as denúncias e mapear as reincidentes”,  detalha, lembrando que, nestes casos de reincidência, o resultado é detenção. Nesta situação específica, pessoas que estavam na festa tentaram abrir a viatura para retirar uma das detidas, acrescenta o coordenador.

Assim como festas particulares, estabelecimentos comerciais que também desrespeitaram a lei e as regras de biossegurança foram igualmente visitados pelas equipes, sendo devidamente notificados e multados, de acordo com a particularidade de cada ocorrência.

Mais que aplicar multas, esparramar a multidão e lembrar da importância  de manter o som em um limite que não atrapalhe os vizinhos, o trabalho integrado também tem outra função: garantir que Sorriso possa concluir a travessia do período de pandemia preservando o maior número possível de vidas. “A pandemia já tem mais de um ano, entendemos que é difícil para as pessoas seguirem rigidamente as regras, mas precisamos que haja bom senso, permitindo assim que a balança ‘saúde e economia’ possa se manter equilibrada”, destaca prefeito de Sorriso, Ari Lafin.