Sorriso sanciona lei e institui o “Novembro Dourado” no calendário oficial

O principal objetivo da mobilização é ampliar o acesso à informação, um fator crucial que aumenta significativamente as chances de cura quando o diagnóstico é feito precocemente.

Fonte: CENÁRIOMT

Novembro Dourado

O município de Sorriso deu um passo significativo na área da saúde pública com a sanção da Lei nº 3.800, de 26 de novembro de 2025. A nova legislação inclui o “Novembro Dourado” no Calendário Oficial de Datas e Eventos da cidade, dedicando o mês à mobilização, conscientização e prevenção ao câncer infantojuvenil.

Com a lei em vigor, todos os anos, durante o mês de novembro, serão desenvolvidas ações focadas em orientar a população sobre os sinais, sintomas, diagnóstico precoce e formas de tratamento da doença. A proposta também incentiva a integração de órgãos públicos e entidades da sociedade civil para fortalecer a divulgação de informações e promover o cuidado preventivo.

[Continua depois da Publicidade]

O principal objetivo da mobilização é ampliar o acesso à informação, um fator crucial que aumenta significativamente as chances de cura quando o diagnóstico é feito precocemente.

O secretário municipal de Saúde, Vanio Jordani, destacou que a iniciativa fortalece toda a estrutura de atenção à infância. “Com o Novembro Dourado, teremos um mês dedicado exclusivamente a orientar a população e unir forças… Informação salva vidas — e é isso que queremos garantir”, afirmou.

[Continua depois da Publicidade]

O prefeito Alei Fernandes reforçou que a lei representa o cuidado e a responsabilidade da gestão com as famílias, pois levar informação de qualidade “abre portas para diagnósticos mais rápidos e tratamentos mais eficientes”. A Secretaria de Saúde já iniciou o planejamento das primeiras ações, que terão como pilares a informação, o acolhimento e o apoio às famílias.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]