Vacinas, conscientização e a manutenção dos cuidados preventivos não farmacológicos. Uma mistura de ações que nesta manhã (10), trouxe mais otimismo durante a divulgação do boletim diário nº 458 de acompanhamento da covid-19: Sorriso iniciou o dia com 13 pessoas internadas, quatro em leitos de UTI e nove em enfermarias. O número de internados em UTIs é o mais baixo do ano.
“Já registramos dias com mais de 30 pessoas em UTIs e vivemos o desespero de buscar vagas para pessoas que necessitavam ser transferidas com urgência e não encontrávamos em local algum”, pontua o secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro.
Conforme o gestor, os últimos quatro boletins vêm registrando queda de internados. Nos dias 6 e 7, o Município registrou 15 internados. Ontem, segunda-feira (09), eram 14 e nesta terça-feira, 13. “Com certeza, esse é o resultado do avanço na vacinação e também da conscientização de que os cuidados não farmacológicos continuam sendo essenciais”, frisa o secretário. Até esta terça-feira (10), segundo o Portal Localiza SUS, o Município contabiliza 50.617 doses aplicadas; sendo 37.608 de primeira dose e 13.009 ou de dose única ou segunda dose. Ainda, de acordo com o Portal Localiza SUS, o público alvo para imunização em Sorriso é de 65.059 pessoas com 18 anos ou mais.
Agora, o apelo do gestor é para que todos mantenham as medidas preventivas para evitar o efeito ioiô. “Não queremos voltar a registrar alta nos números justamente porque não se trata somente de números; por trás de cada dado são rostos familiares para alguém, são pessoas cheias de sonho, e, independente de ter necessidade ou não de internação, um exame positivo para covid-19 abala psicologicamente qualquer pessoa”, diz Marchioro.
Exemplo do efeito ioiô é o que aconteceu em janeiro: no dia 08, eram 11 pessoas internadas, subindo para mais de vinte pessoas apenas três dias depois. Os piores registros foram no mês de junho em que mais de 50 pessoas estavam internadas, chegando a 58 pacientes hospitalizados no dia 21 de junho e 61 no dia 22. “Por isso nosso apelo: continue se cuidando e cuidando de quem você ama. E, se você tem 34+ ou for lactante com filho de até dois anos de idade, entre no site da Prefeitura e faça seu agendamento para a vacina”, acrescenta.
Marchioro lembra que apesar de registrar baixa na queda de contágio, os casos ainda permanecem e pontua que o Hospital Municipal de Campanha continua aberto 24 horas. “Se apresentar sintomas nos procure imediatamente; isso faz toda a diferença para a cura”, finaliza.