Organizar conteúdo; separar material; pensar nas particularidades de cada; tornar a aula atrativa. E, a partir desta quinta-feira (20), os profissionais da educação têm mais uma tarefa para incluir na lista de atividades diárias. E essa é uma tarefa que há muito aguardavam para fazer: trata-se da inserção do nome no pré-cadastro online para imunizações contra a Covid-19. Conforme o secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, com o avanço das imunizações junto ao público com comorbidades, a equipe adiantou a abertura do pré-cadastro online para professores.
A intenção, lembra Marchioro, é organizar a fila de espera e de prioridade para a imunização contra a Covid-19. O gestor lembra que inserir o nome no cadastro online não equivale a agendamento ou garantia para a imunização. “Não se trata de agendamento. Esse pré-cadastro tem como objetivo organizar as filas e prioridades na distribuição das vacinas que estão sendo fornecidas pelo Ministério da Saúde e seguirá o cronograma de entrega de doses”, explica Marchioro. “Abrimos para um novo grupo para que possamos ir organizando essa fila; assim que tiverem início as imunizações também serão realizadas seguindo a ordem decrescente de idade do público cadastrado”, destaca.
Para inserir o nome, basta que o interessado acesse o site da Prefeitura, o https://site.sorriso.mt.gov.br/ , abrindo o banner para o cadastro e inclua seus dados no item “Professores” https://site.sorriso.mt.gov.br/covid/precadastro. Para o pré-cadastro é solicitado que o profissional preencha uma declaração de vínculo empregatício, comprovando assim sua atuação. Essa declaração deverá ser apresentada no momento da imunização.
Outras formas de cadastrar
Para quem não tem acesso à internet, Marchioro recomenda que procure a Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua residência ou a Agente Comunitária de Saúde (ACS) responsável pela sua área. Outra opção ainda é ligar na Central 150 . Qualquer dúvida em relação ao cadastro também pode ser esclarecida pelo 150.
Marchioro pontua ainda que for imunizado e tiver qualquer reação deve procurar imediatamente atendimento na Unidade de Pronto Atendimento Sara Akemi Ichicava, no Hospital de Campanha de Sorriso ou nas próprias Unidades Básicas de Saúde. Outra opção é ligar no 150 que atende das 7 horas da manhã à meia-noite para orientações.
Doses recebidas e aplicadas
Até o momento o Município recebeu 18.067 doses, das quais foram aplicadas 14.653; 9.824 em primeira dose e 4.829 em segunda dose. “Como recebemos praticamente só imunizantes da AstraZeneca não conseguimos avançar junto ao público de grávidas e gestantes. A Coronavac praticamente não está sendo encaminhada”, finaliza o secretário.