Solução para transporte público de Lucas do Rio Verde pode vir do interior do Paraná

Concessão foi prorrogada por mais um ano e empresa demonstrou não ter interesse na continuidade dos serviços

Fonte: CenárioMT

passageiro paga passagem em onibus urbano
Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Foi prorrogado por mais um ano o contrato de concessão do transporte público em Lucas do Rio Verde. A renovação foi definida semana passada, às vésperas do vencimento da permissão para a empresa que opera o serviço no município. Contudo, já houve manifestação da empresa em não dar continuidade ao contrato, o que tem motivado discussões em busca de solução para o problema.

O assunto foi discutido na segunda-feira (04), durante sessão da Câmara de Vereadores. O presidente em exercício, Daltro Figur, sinalizou que, durante a prorrogação do contrato de permissão por mais um ano, decisões deverão ser tomadas.

Figur disse que bons exemplos de cidades onde o transporte público atende a coletividade devem nortear as novas permissões de uso. “A gente quer trazer o melhor para Lucas. Então a gente vai acabar fazendo algumas visitas e em alguns municípios do Brasil, onde realmente o projeto de transporte público funciona para poder adequar o nosso projeto”.

O presidente observou que alguns pontos deveriam ser observados no próprio município para dar mais competividade à empresas interessadas em operar o serviço. Figur chamou a atenção para o grande número de redutores de velocidade, as lombadas e faixas elevadas, presença em praticamente todas as vias urbanas.

“Eu tenho questionado bastante essa condição de estar fazendo quebra mola na cidade inteira. Eu sou contra a construção de quebra mola, porque quem usa o serviço público, e se nós quisermos ter um serviço público de qualidade, a gente vai ter uma certa dificuldade na quantidade de quebra-molas que nós temos na cidade”, reclamou. “Eu acho que a lombada eletrônica é punitiva para o infrator. Eu acho que vale a pena investir em lombadas eletrônicas e tirar essas lombadas que para mim é um atraso”, opinou.

Outro vereador que abordou o tema é Wlad Mesquita. Ele lamentou que a atual empresa não queira mais operar o serviço de transporte coletivo. Mesquita citou que participou de reuniões com representantes do Poder Executivo em busca de uma solução.

“O cidadão que utiliza todo santo dia o transporte público precisa ter um transporte de qualidade, um transporte que atenda às necessidades desses trabalhadores. Inclusive, estamos já em negociações para visitar o município em outro Estado que também passou por uma situação semelhante à nossa, pra que a gente utilize como referência e possa oferecer ao luverdense um transporte público de qualidade”, explicou. A cidade a ser visitada é Toledo, interior do Paraná.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.