Trezentos e dez sorrisenses imunizados com a primeira dose em um único dia. Esse é o saldo deste sábado (26) em que três frentes de trabalho atuaram na imunização de idosos e profissionais da saúde, com a aplicação da primeira dose em 282 idosos acima de 70 anos e em 28 profissionais da saúde. As equipes volantes imunizaram acamados. Enquanto isso, outras equipes foram responsáveis por aplicar a “picadinha da esperança” nos idosos e profissionais da saúde.
Para a responsável pelo setor de imunizações, a enfermeira Kátia Dal Prá, a vacinação tem levado um pouco de esperança tanto aos imunizados quanto aos familiares. “Estamos em um processo contínuo, vacinando todos os dias. Em meio a uma pandemia como essa, nossa equipe realiza um trabalho gratificante, pois você vê muita esperança e gratidão no olhar de quem é vacinado”, relata.
As imunizações foram realizadas durante toda a manhã nas Unidades de Saúde do São Mateus, Centro Sul, Rota do Sol e Jardim Primavera. No AME ao lado do Hospital de Campanha foram vacinados os profissionais da saúde.
O gestor da pasta, Luís Fábio Marchioro, destaca que todas as vacinações foram por agendamento e seguiram a fila organizada a partir das informações do pré-cadastro online. Conforme o secretário, o município está “seguindo a ordem da fila do pré-cadastro; nossa equipe ligou e agendou todas essas imunizações”.
Idosos acima de 60 anos e profissionais da saúde que ainda não realizaram o cadastro, devem fazê-lo pelo site www.sorriso.mt.gov.br . Os idosos também podem ligar no 150 tanto para esclarecer dúvidas quanto para a realização do cadastro. Outra opção é procurar a UBS mais próxima de sua residência ou procurar a agente comunitária de saúde; ou ainda, o auxílio disponibilizado pela Câmara de Vereadores. Marchioro pontua que nos Distritos e no Assentamento Jonas Pinheiro tanto profissionais de saúde quanto idosos podem procurar a UBS para a realização do pré-cadastro.
Outra solicitação do gestor é que todos que realizaram o pré-cadastro, isto é, tanto idosos quanto profissionais da saúde, fiquem atentos ao telefone e atendam as ligações realizadas pela Semsas para o agendamento. “Mais uma vez ressaltamos a importância de todos atenderem o telefone para dar uma boa sequência ao trabalho”, diz.
Doses recebidas e aplicadas
De acordo o painel disponibilizado pelo Ministério da Saúde (disponível em https://viz.saude.gov.br/extensions/DEMAS_C19Vacina/DEMAS_C19Vacina.html), Sorriso é um dos municípios mato-grossenses que mais aplicou o quantitativo de doses recebidas de acordo com a população estimada pelo IBGE. Até o momento o município recebeu 5.772 doses. Desse total, isto é, 4.623 doses já foram aplicadas, sendo 3.477 em primeira dose e 1.146 segundas doses.
Marchioro lembra que todas as doses recebidas estão imediatamente aplicadas seguindo o Plano Nacional de Imunização, de autoria do Ministério da Saúde. “Estamos acelerando e buscando aplicar o mais rapidamente possível. Nos próximos dias, daremos sequência na aplicação de segundas doses para quem já recebeu a primeira”, finaliza.