O prefeito de Barra do Garças, Adilson Macedo (PSD), assinou na última quinta-feira (11) um decreto declarando situação de emergência no município, localizado a 509 km de Cuiabá. A medida, válida por 90 dias, visa enfrentar os impactos decorrentes da falta de chuvas que assola a região.
O decreto destaca que desde o segundo semestre de 2023 e no início deste ano, a cidade tem enfrentado uma grave seca devido à irregularidade das chuvas. O prefeito, conhecido como Dr. Adilson, ressaltou que o documento proporciona segurança jurídica para possíveis negociações e ações emergenciais.
As chuvas irregulares têm gerado um déficit no regime hídrico mensal do município, causando preocupações quanto aos impactos no setor agrícola e nas propriedades rurais. Relatórios elaborados por órgãos públicos indicam a iminência de danos significativos.
Com a declaração de situação de emergência, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem em ações de resposta ao desastre e na reabilitação do cenário afetado. O município busca, assim, mitigar os prejuízos decorrentes da escassez de chuvas e proteger os setores mais vulneráveis.