Sinop é o 5º município do Estado a aderir ao Escritório Social

Na manhã desta quarta-feira (30), foi oficializado o serviço do Escritório Social do município de Sinop. A solenidade foi realizada na sede do Tribunal de Justiça, em Cuiabá, onde também foram inaugurados os serviços dos municípios de Ja…

Fonte: Ana Paula dos Santos

sinop e o 5º municipio do estado a aderir ao escritorio social
Assesoria da Prefeitura

Na manhã desta quarta-feira (30), foi oficializado o serviço do Escritório Social do município de Sinop. A solenidade foi realizada na sede do Tribunal de Justiça, em Cuiabá, onde também foram inaugurados os serviços dos municípios de Jaciara, Mirassol D’Oeste, Rondonópolis e Araputanga.

O Escritório Social é uma ferramenta de inclusão prevista pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o objetivo de auxiliar os reeducandos que deixam o sistema prisional, com a reinserção na sociedade, apoio psicossocial e acesso a vagas de emprego. A gestão do serviço é realizada de forma compartilhada entre os Poderes Judiciário e Executivo, sendo executado em Sinop pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação.

“Nós já realizamos esse serviço dentro das nossas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Sinop, mas é importante que o Município tenha um espaço específico para essa demanda, com profissionais ainda mais capacitados, e um trabalho mais assertivo para que consigamos diminuir de forma efetiva os índices de reincidência criminal”, afirmou a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Scheila Pedroso.

De acordo com o  juiz da Vara de Execução Penal de Sinop, Walter Tomaz da Costa, os Escritórios Sociais são a forma mais efetiva de garantir que os egressos não retornem para o sistema fechado. “Escritório Social é um instrumento que vai contribuir com a diminuição dos índices de reincidência criminal. Por meio desse instrumento, nós preparamos esse egresso com documentos, com estrutura familiar, com emprego, com conhecimento, cursos e orientação psicológica e social pra que ele possa conviver novamente em sociedade. Porque se nós não dermos essa essas condições pra ele, ele vai ser mais que vai vir, que não vai encontrar apoio e vai retornar ao sistema fechado, deixando aquele rastro de situações negativas relacionadas com o crime praticado”, explicou.

Com a solenidade, o Escritório Social foi oficializado em Sinop, e sua sede está prevista para ser inaugurada no próximo ano.

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.