Sinop: Dalton assina decreto e transforma feriado da Consciência Negra em expediente normal

O prefeito em exercício, Dalton Martini, assinou na manhã desta sexta-feira (19), um decreto  transformando, em Sinop, o feriado estadual do dia da Consciência Negra, 20 de novembro, em expediente normal.Com o decreto municipal (Decreto 289/2021), o comércio sinop…

Fonte: assessoria PMS

dalton assina decreto e transforma feriado da consciencia negra em expediente normal
Data: 19 de Novembro de 2021

O prefeito em exercício, Dalton Martini, assinou na manhã desta sexta-feira (19), um decreto  transformando, em Sinop, o feriado estadual do dia da Consciência Negra, 20 de novembro, em expediente normal.

Com o decreto municipal (Decreto 289/2021), o comércio sinopense poderá funcionar, normalmente neste dia 20, independente das questões trabalhistas.

A mudança é possível devido a lei estadual 11.346 de 28 de abril de 2021 que transfere a decisão de feriado ou não, aos gestores municipais.

O entendimento de Dalton, é de que, o comerciante que já sofreu devido os impactos da pandemia, teria com a manutenção do feriado novos prejuízos financeiros.

Dia 20 de Novembro

O dia da Consciência Negra, é considerado importante no reconhecimento dos descendentes africanos e da construção da sociedade brasileira. A data suscita questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade assim como outras atividades que valorizam a cultura africana.

A data foi escolhida por coincidir com dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1965 um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista.

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.