Profissionais de Sinop conhecem funcionamento de RAPS em Lucas do Rio Verde

Profissionais da Secretaria de Saúde de Sinop estiveram em Lucas do Rio Verde para conhecer mais detalhes sobre o formato de funcionamento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), implantada em 2018 no município. A troca de experiências foi desenvolvida com…

Fonte: Karoline Kuhn (Com Ramos Júnior)

profissionais de sinop conhecem funcionamento de raps em lucas r verde
Assessoria de Prefeitura

Profissionais da Secretaria de Saúde de Sinop estiveram em Lucas do Rio Verde para conhecer mais detalhes sobre o formato de funcionamento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), implantada em 2018 no município. A troca de experiências foi desenvolvida com a enfermeira Tatiani Lima, que atualmente coordena a Escola de Saúde Pública Municipal – ESPM de Lucas, mas que esteve a frente da implantação da RAPS.

“Lucas do Rio Verde avançou muito nessa área e nós estamos aqui para adquirir conhecimento e saber mais sobre as novas práticas de saúde mental, conforme a reforma psiquiátrica. Ficamos muito felizes e satisfeitos”, destacou Elcinéia de Paiva, que coordenará a Rede de Atenção Psicossocial de Sinop, atualmente em fase de estruturação.

Para Tatiani Lima, a visita da equipe sinopense é um reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido. “É muito gratificante receber essa equipe e poder servir de exemplo, contribuindo para a futura implantação da Raps em Sinop. A troca de experiência é de suma importância para fortalecer o trabalho em rede na saúde mental”, declarou.

Além da Paiva, o encontro que ocorreu na última quarta-feira (01) também contou com participação da assistente social da Secretaria de Saúde,  Mara Meyer.

Qual a função da RAPS ? ( Fonte: Ministério da Saúde)
A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) estabelece os pontos de atenção para o atendimento de pessoas com problemas mentais, incluindo os efeitos nocivos do uso de crack, álcool e outras drogas. A rede integra o Sistema Único de Saúde (SUS) e é composta por serviços e equipamentos variados, tais como: os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), entre outros.

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.