A Polícia Civil de Mato Grosso, através da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Sinop, com apoio da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), deflagrou na tarde da última terça-feira (25/06) uma ação de busca e apreensão na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá. A ação, que é um desdobramento da Operação Follow the Money, realizada em março deste ano, teve como objetivo desarticular uma organização criminosa que atuava na região norte do estado e que utilizava as celas da Penitenciária como base para suas atividades ilícitas.
Os mandados foram expedidos pela Quinta Vara Criminal de Combate ao Crime Organizado de Sinop.
As medidas judiciais são um desdobramento da Operação Follow the Money, deflagrada em março deste ano pela Derf Sinop, tendo como alvos lideranças de uma organização criminosa atuante na cidade e região.
Dois dos suspeitos estão em Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), em celas isoladas dos demais detentos, devido à decisão judicial. Os demais suspeitos estão na mesma cela e coordenam atividades criminosas de dentro do presídio, especialmente na região médio norte de Mato Grosso.
Durante as buscas, foram apreendidos um aparelho celular, cinco chips, carregadores e diversas anotações relacionadas ao tráfico de drogas.
Os materiais confiscados serão apresentados ao Poder Judiciário e analisados pela equipe de investigadores da Delegacia de Roubos e Furtos de Sinop para continuidade das investigações.