O Programa “Ilumina Sinop” segue avançando com a substituição de luminárias convencionais por LED. Um dos pontos que recebeu os trabalhos foi a Via Nino Gianotte, que dá acesso ao Aeroporto Presidente João Batista Figueiredo, onde foram instaladas 26 luminárias LED.
Já na Avenida Bruno Martini, na região do bairro Aquarela das Artes, a previsão é que a substituição comece nos próximos dias, assim como na Avenida Magda Pissinati, na região dos Residenciais Florença e Itália, onde serão instaladas 140 luminárias LED de 150 watts.
Outros pontos inclusos no Programa são rotatórias. Entre elas, a das Avenidas Jatobás com Sibipirunas, Flamboyants com Sibipirunas, Tarumãs com Ingás, Tarumãs com Guarantãs, e Jacarandás com Jatobás. Nestes pontos, também serão luminárias LED de 150 watts (previsão de cerca de 16 em cada rotatória).
“É uma das prioridades da gestão, atender todas as regiões do município. Esse programa modernizará nossa cidade, além de contribuir com outros pontos, como melhor trafegabilidade e mais segurança aos nossos cidadãos”, destacou o prefeito Roberto Dorner.
Os trabalhos do Ilumina Sinop também já foram concluídos nas nas Avenidas Governador Júlio Campos, Acácias, Figueiras, Embaúbas, Palmeiras, André Maggi, Jatobás, Joaquim Socreppa (Perimetral Sul), Flamboyants, Guarantãs, Jequitibás, Pinheiros, Senador Jonas Pinheiro (Perimetral Norte) e Jacarandás (trecho entre a Tarumãs e Jonas Pinheiro).
A previsão, é que com a ação, pelo menos 28 mil lâmpadas sejam trocadas (3 mil na primeira etapa). Para a segunda etapa, a expectativa é incluir cerca de 10 mil luminárias, em até 70 bairros.
Para execução dos trabalhos, a Secretaria de Obras auxilia com a aquisição de braços para instalação das luminárias, cabos, relés e demais equipamentos necessários. São instaladas luminárias de 60, 100 e 200 watts (todas com vida útil mínima de 50 mil horas), a depender dos tipos de vias em cada caso, bem como velocidade máxima permitida, ou seja, as vias que permitem maior velocidade dos veículos, levam luminárias de maior potência.
É importante ressaltar que essa ação de eficiência energética, além dos objetivos de redução do consumo de energia elétrica e a demanda no horário de pico, promove o uso de novas tecnologias, descarte ambientalmente correto dos equipamentos retirados, ações educativas para o uso eficiente de energia, reunindo no projeto ações de impacto para a sociedade.
Os requisitos para iluminação de vias públicas são estabelecidos de acordo com a Norma Brasileira 5101 – 2018, propiciando segurança no tráfego de pedestres e de veículos. Além disso, as vias são classificadas seguindo as disposições previstas no Código de Trânsito Brasileiro.