O Governo de Mato Grosso e a concessionária Nova Rota do Oeste realizam, nesta quinta-feira (18), a Expedição 163, uma comitiva oficial para a entrega de 130 quilômetros de pista duplicada e quatro viadutos na BR-163, entre Cuiabá e Sinop. Trata-se do maior volume de obras em rodovia federal concluído em todo o Brasil em 2025.
A cerimônia móvel teve início às 8h30 na Inpasa de Sinop (km 817) e deverá percorrer a rodovia até Nova Mutum, com paradas estratégicas para a liberação simbólica de trechos. A primeira etapa do evento contou com a presença do governador Mauro Mendes, do vice-governador Otaviano Pivetta, do presidente do Conselho da Nova Rota, Cidinho Santos, do diretor-geral da ANTT, Guilherme Sampaio, da diretora de Infraestrutura do BNDES, Luciana Costa, além de prefeitos, deputados e senadores da região.
“Um marco histórico”
Em discurso durante a cerimônia inicial em Sinop, o governador Mauro Mendes destacou a conquista como fruto de uma parceria estratégica. “Fomos à ANTT não para cobrar uma solução, mas para colocar na mesa uma solução e a disposição de enfrentar o problema. Hoje estamos aqui para comemorar uma parte desse resultado sendo conquistado”, afirmou.
Mendes ressaltou que a obra vai além do escoamento de grãos. “Dentro de cada caminhão há um cidadão mato-grossense, um brasileiro. São vidas que circulam, ambulâncias, ônibus escolares. É o ir e vir tão necessário para todos nós”.
Recorde de investimento e continuidade
Os 130 km entregues integram oito contratos de duplicação, que representam R$ 4,1 bilhões em investimentos. Com esta nova etapa, sobe para 260 quilômetros o total de duplicação já liberado ao tráfego na BR-163 sob gestão da Nova Rota.
Cidinho Santos, presidente do Conselho da concessionária, celebrou o recorde. “É a maior obra de infraestrutura do Brasil que o Governo de Mato Grosso está fazendo. Ano passado entregamos 100 km, este ano 130 km, um recorde”. Ele já antecipou o próximo desafio: “O ano que vem ficou mais fácil, governador, são só 80 km para entregar”.
A comitiva também contou com a participação de representantes de Lucas do Rio Verde, incluindo o prefeito licenciado, Miguel Vaz, o prefeito em exercício, Joci Piccini, e o presidente da Câmara, Airton Callai.
A entrega consolida a BR-163 como o principal corredor logístico do estado e um dos mais dinâmicos do país, com impacto direto na redução de custos, no aumento da segurança viária e na integração regional.


















