Ferrogrão pode avançar após liberação no STF, ligando Sinop ao Pará, diz ANTT

Fonte: CenárioMT

Ferrogrão
Ferrogrão / ANTT

O projeto da Ferrogrão, que prevê uma ferrovia de 933 km conectando Sinop (MT) a Miritituba (PA), deve avançar após o destravamento no Supremo Tribunal Federal (STF), segundo o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale.

Vitale afirmou que a Ferrogrão, importante para o escoamento da produção agrícola, sempre despertou o interesse do agronegócio. Agora, com o STF avaliando a questão, espera-se que o projeto ganhe ritmo e que novos debates com a sociedade sejam retomados.

Os estudos técnicos solicitados pelo STF foram entregues pela ANTT, e a agência aguarda a deliberação do tribunal para estabelecer o cronograma do leilão e das obras. A ação no STF, movida pelo PSol, está paralisada desde 2021 e aguarda decisão do ministro Alexandre de Moraes sobre os prazos.

A Ferrogrão será uma rota crucial para o escoamento de grãos, conectando Sinop, no norte de Mato Grosso, ao porto de Miritituba, no Pará.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Avatar photo
Rodrigo Lampugnani, formado em Ciência da Computação, é fundador do CenárioMT. Inovador no jornalismo digital. Rodrigo Lampugnani é especializado em notícias do Agro, futebol, astrologia e cobertura regional de Mato Grosso. Produz análises esportivas, horóscopos diários e reportagens locais com foco no desenvolvimento do Estado.