Morreu nesta segunda-feira (31) em Sinop, o Bispo Emérito Dom Gentil Delazari. A morte foi confirmada pela diocese por meio de nota. Dom Gentil tinha 82 anos.
Segundo a Diocese Sagrado Coração de Jesus de Sinop, o falecimento de Dom Gentil ocorreu às 21h15. Ele estava internado para tratamento de saúde.
Natural de Encantado (RS), Dom Gentil foi ordenado padre em 13 de julho de 1968, na cidade de Relvado-RS. Quando atuava nesta função, foi formador e Vice-Reitor do Seminário Sagrado Coração de Jesus, foi Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Arroio do Meio-RS, e também foi responsável pela formação dos seminaristas maiores de Santa Cruz do Sul, entre outras ações.
Foi ordenado bispo em 27 de março de 1994 em Lajeado- RS. Tomou posse como Bispo Coadjutor na Diocese de Sinop em 23 de junho de 1994 e em 1995 assumiu como Bispo Titular, onde pastoreou nossa diocese até 20 de janeiro de 2016.
Durante seu episcopado, todo ele vivido em na diocese de Sinop, foi presidente do Regional Oeste 2. O Seu lema episcopal: “Preparai os Caminhos do Senhor” (Cf. Mt 3,3).
“A Diocese de Sinop-MT, agradece a Deus por todo o trabalho, dedicação e entrega generosa deste Servo de Deus e Missionário, que apascentou por 21 anos nossa Igreja Diocesana, e por seis anos permaneceu conosco como Bispo Emérito. O seu ministério episcopal foi caracterizado pelo Anúncio incansável do Evangelho, tornando Cristo mais conhecido e amado, conforme seu lema episcopal”, diz trecho da nota divulgada nesta segunda-feira.
O velório de Dom Gentil está marcado para esta terça-feira (01), na Catedral Sagrado Coração de Jesus. Haverá uma Santa Missa às 10h e às 17h será celebrada a Missa de Exéquias, seguido do sepultamento na Cripta da Catedral do município.