Agentes fazem pesquisa para identificar infestação de mosquito da dengue em Sinop

Os agentes de combate às endemias da Secretaria Municipal de Saúde estão realizando, nesta semana, o segundo o Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa) do ano. O objetivo é identificar o índice de infestação do mosquito…

Fonte: Karoline Kuhn

agentes fazem pesquisa para identificar infestacao de mosquito da dengue em sinop
Assessoria da Prefeitura

Os agentes de combate às endemias da Secretaria Municipal de Saúde estão realizando, nesta semana, o segundo o Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa) do ano. O objetivo é identificar o índice de infestação do mosquito transmissor da dengue. Os trabalhos devem ocorrer até sexta-feira (29).

O coordenador do Centro de Combate às Endemias, Alef Souza, explica que o levamento deve ser realizado em toda cidade, seguindo o sistema de amostragem. “Esse levantamento é feito por toda cidade, em quadras sorteadas pelo Ministério da Saúde, no sistema amostragem. Nela, o agente visita um imóvel e ‘pula’ outros cinco. Então, o agente não entra em todas as casas do bairro”, exemplificou.

O LIRAa é desenvolvido pelo menos quatro vezes ao ano e tem como objetivo estar abaixo ou, no máximo, na meta preconizada pelo Ministério da Saúde em 1%. No entanto, não costuma ser a realidade identificada. Em janeiro, por exemplo, quando foi feita a primeira pesquisa do ano, o índice alcançado foi de 7,1%.

Na ocasião, os agentes identificaram que pouco mais da metade dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti estavam em lixos domésticos, de fácil remoção e dentro das próprias residências. Para a mudança do cenário, espera-se principalmente a participação e conscientização da população na limpeza e manutenção das suas respectivas propriedades.

“A gente espera a redução do índice, principalmente como resposta do nosso trabalho, que é diário. Estamos trabalhando o ano inteiro, sempre orientando, notificando e multando quando necessário. Também, trabalhando com educação nas escolas”, acrescentou Alef. A redução do período chuvoso também é outro fator que pode contribuir.

Em Sinop, de janeiro até o momento, foram confirmados 1,5 mil casos de dengue.

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.