Na manhã desta terça-feira (22), o prefeito Roberto Dorner (Republicanos), acompanhado da secretária Municipal de Educação, Esporte e Cultura, Sandra Donato, da secretária Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, e, presidente da Associação Para o Desenvolvimento Social dos Municípios de Mato Grosso (APDM), Scheila Pedroso, do senador Wellington Fagundes e do presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga, esteve no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em Brasília, Distrito Federal, para solicitar melhorias na infraestrutura da educação do município de Sinop.
Entre as demandas de Dorner, está mais escolas, mais ônibus escolares e a finalização de obras inacabáveis. “Vejo que há uma boa vontade do presidente do FNDE, Marcelo Lopes da Ponte, em colaborar com o ensino em Sinop. Eu agradeço a recepção, afinal, estamos necessitando de muita coisa no nosso estado e com o apoio o senador Wellington, que vem brigando junto com a gente, estamos conseguindo recursos que vão ao encontro das necessidades da educação municipal, desde infraestrutura das escolas, até transportes escolares”, comentou o prefeito.
O senador Wellington, reafirmou que “nossa reivindicação é melhorar a nossa educação infantil. Nossa educação básica. E, com a aprovação do novo Fundeb [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica de Valorização dos Profissionais da Educação] as perspectivas é de que os recursos praticamente dobrem os valores, uma revolução ao nosso ver para o ensino básico no Brasil. É investir na criança, que é o futuro do país”, disse.
Após reuniões, ficou alinhado que o FNDE irá promover um treinamento em Mato Grosso para a implantação de mais obras, projetos e programas que ligam diretamente os municípios ao fundo.
A secretária Sandra, relata que o momento é propício para capacitação dos profissionais envolvidos na educação municipal. “As gestões são novas, vários profissionais ainda são inexperientes e esse auxílio e aproximação do FNDE com os municípios mato-grossenses se faz necessário. É de suma importância para que possamos fazer um bom trabalho em nível municipal, estadual e federal”, completou.
Para Scheila Pedroso, levar o treinamento para todo estado de Mato Grosso, irá melhorar os índices da educação. “A APDM não briga apenas pelo social, ela olha também para os municípios de modo geral e a educação é uma bandeira nossa. Sabemos que muitas cidades não estão aptas para utilizar os programas e projetos desenvolvidos pelo FNDE”, esclarece.